Belford Roxo: Instituto Federal que terá obra anunciada nesta terça-feira  teve ampliação embargada e parte do terreno retomada pela Prefeitura com “amém” da Câmara de Vereadores

● Elizeu Pires

A construção do prédio definitivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro (IFRJ), cujo lançamento será anunciado nesta terça-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, por pouco não foi inviabilizada, um impedimento atribuído à própria Prefeitura, que chegou a embargar obras de ampliação em 2017, conforme revelou na época o diretor Márcio Franklin Oliveira.

É que a unidade – que desde 2016 funciona em espaço provisório – quase perdeu o terreno que ocupa por conta de uma batalha travada pela administração municipal. O terreno do Campus do IFRJ foi doado pela Prefeitura em 2013, na gestão prefeito Dennis Dautmam, mas em 2017, primeiro ano do primeiro mandato de Waguinho, o governo municipal iniciou uma batalha para retomar o terreno, chegando, inclusive, a barrar as obras das instalações sanitárias, e o caso foi parar na Justiça. Porém, a cartada final foi dada pelo prefeito em 2020, quando enviou à Câmara um projeto de lei anulando a doação de metade da área.

Pela doação de 2013 o Instituto Federal ganhou uma área de 8.852 metros quadrados, mas em junho de 2020 a Câmara Municipal por unanimidade, aprovou o Projeto de Lei 801, que tirou  do IFPRJ 4.426 metros quadrados. Na época o reitor Rafael Almada disse o seguinte: “Essa doação permitiu que fizéssemos várias fases de construção do prédio. A primeira fase são os módulos que existem no terreno. A ideia era permanecerem para o atendimento aos alunos até a construção do prédio definitivo”.

Matérias relacionadas:

Ministério Público Federal requer nulidade de lei municipal que revogou doação de terreno do IFRJ em Belford Roxo

Prefeitura de Belford Roxo toma terreno doado para construção de uma universidade pública para os jovens do município

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.