Símbolo da cidade de Paracambi, a Fábrica do Conhecimento carece de investimentos em infraestrutura para preservação do patrimônio histórico e expansão dos cursos oferecidos pelas instituições que funcionam no local. Nesta semana, em conversa com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, pré-candidato a prefeito da cidade, se comprometeu a levar as demandas para o governo federal e os parlamentares da bancada do Rio no Congresso Nacional.
A Fábrica carece de reparos desde a parte estrutural, como vigas e o telhado, até a revitalização de galpões. “Nessa reunião, nós traçamos alguns objetivos, como a reconstrução do telhado da Fábrica, que tem sido uma dor de cabeça para as unidades de ensino. A gente desenhou alguns caminhos para solucionar essa demanda e vamos licitar, através do IFRJ, a obra desse reparo. Vamos trabalhar internamente para vencer a burocracia para podermos licitar e trazer essas melhorias”, explicou o deputado, que citou ainda a necessidade da implementação de um bandejão para o campus do IFRJ.
Hoje, a Fábrica do Conhecimento reúne cursos oferecidos pela prefeitura de Paracambi e os governos estadual e federal. Ao todo, cerca de 6 mil alunos são atendidos pelas instituições, que empregam cerca de 500 funcionários.