● Elizeu Pires

A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo está investigando indícios de favorecimento em licitação feita pela daquele município para realização do evento Natal Encantado, em 2023 e 2024, pela Secretaria Municipal de Turismo.
No âmbito desse inquérito a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeeiro (CSI/MPRJ), cumpriram, na última sexta-feira (11), mandados de busca e apreensão em endereços do ex-secretário de Turismo Renan da Silva Alves, do ex-subsecretário Ozório Junior Tardin da Silva, e do presidente do Grêmio Recreativo Raio de Luar, Hivilan Freiman Verly, e o tesoureiro da entidade, Wanderson Tubias da Silva.
A investigação apontou para indícios de fraudes em licitações, e segundo o que já foi apurado, teria sido articulado um esquema de favorecimento de escolas de samba da cidade e empresas em contratações, “mediante pagamento de propina e apresentação de documentos ideologicamente falsos”.
Segundo a Promotoria, uma empresa supostamente ligada a familiares de Hivilan, ganhou um contrato de R$ 1,3 milhão a partir de licitação feita em 2024.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria
Matéria relacionada: