Ministério Público pede a cassação do prefeito de Seropédica por abuso de poder político e econômico

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução

Em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que tramita na 225ª Zona Eleitoral, o promotor de justiça Bruno Rivero Monnerat se manifestou pela  cassação do prefeito de Seropédica, Lucas Dutra dos Santos, e da vice-prefeita Vandréa Santos Stefaffan, por suposto abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2024. Professor Lucas (foto), como o prefeito é mais conhecido, foi denunciado por ter quase dobrado o número de funcionários temporários.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o quantitativo de contratos temporários teria sido elevado em 2024 de 2.764 para 5.266, “em frontal descompasso com os anos anteriores e sem qualquer justificativa fática ou jurídica idônea”. O MP cita na ação que o número de contratados quer era de 1.205 contratados em janeiro de 2021, chegou 3.206 em julho de 2023 e subiu para 5.266 até julho de 2024.

“Diante de todo o conjunto probatório, resta plenamente configurado o abuso de poder político e econômico, consubstanciado no uso indevido da máquina pública para a contratação, no ano eleitoral de 2024, de 2.502 (dois mil, quinhentos e dois) servidores temporários, sem concurso público e sem justificativa plausível, conduta grave, dotada de elevada potencialidade lesiva e apta a comprometer a normalidade e a legitimidade das eleições municipais de 2024. Face ao exposto, o Ministério Público Eleitoral requer seja julgada procedente a presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, para: reconhecer a prática de abuso de poder político e econômico pelos investigados”, encerra o promotor a sua manifestação.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria