TSE anula cassação que gerou nova eleição em Barra do Piraí

Prefeito e vice – eleitos em 2012 – deverão voltar aos cargos ainda essa semana

Os moradores de Barra do Piraí foram surpreendidos hoje pela notícia de que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reverteu, nove meses após da escolha de novos prefeito e vice em eleição suplementar, a cassação do prefeito Maércio de Almeida e do vice Norival Garcia (eleitos em 2012), decidida em primeira e segunda instâncias pela Justiça Eleitoral, em processo que tramitou em tempo recorde. A decisão em primeira instância foi tomada em fevereiro de 2013 e em maio o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia aprovado uma resolução marcando o novo pleito para o dia 4 de agosto, eleição vencida pelo empresário Jorge Babo. Jorge (eleito com 56% dos votos) terá de deixar a Prefeitura assim que for notificado via oficial de justiça.

Maércio e Norival foram cassados pelo juiz Maurilio Teixeira de Mello Junior, titular da 93ª Zona Eleitoral, que os condenou pelo uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político durante a campanha eleitoral de 2012. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, Maércio – que era o vice do prefeito José Luiz Anchite – foi beneficiado pelo uso da máquina administrativa e sua campanha teria sido favorecida pela cobertura jornalística de dois jornais locais, “O Barrense”, de propriedade da família do candidato a vice, Norival Junior, e o “Tasquim”. Todas as acusações, entretanto, foram derrubadas no julgamento no TSE.

De acordo com o ministro João Otávio de Noronha, relator do processo, as edições contestadas dos dois jornais não enalteceram a candidatura de Maércio, não ofenderam e deram espaço aos demais candidatos. “Jornais e outros veículos impressos podem ter posição favorável a determinada candidatura, sem que essa atitude constitua uso indevido dos meios de comunicação, conforme jurisprudência do TSE”, lembrou o ministro, que considerou ainda que “as edições dos jornais questionadas não se observa qualquer abuso nesse ponto.

Maercio recebeu a notícia com tranquilidade e disse que está pronto para voltar ao cargo, o que poderá acontecer ainda essa semana . “Sempre confiei na justiça de Deus e na dos homens. Esta aí a prova de que podemos confiar”, Maercio.

 

Matérias relacionadas:

Empresário vence eleição suplementar em Barra do Piraí

Novo prefeito de Barra do Piraí corta 15 secretarias

Eleição em Barra do Piraí será em agosto

Barra do Piraí terá nova eleição para prefeito

Justiça cassa prefeito de Barra do Pirai

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.