Rio vai intensificar programa de ensino integral

A meta da Secretaria Estadual de Educação é implantar o projeto pedagógico em todas as unidades da rede até 2023

Nos últimos anos, o governo do estado do Rio de Janeiro tem valorizado e investido no modelo de ensino integral, um projeto educacional que surgiu com a criação do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep). Atualmente, a rede estadual de ensino possui 776 unidades escolares com esse perfil, incluindo os ensinos Fundamental e Médio.  Esse número representa 60% da rede. O total de escolas estaduais é de 1.290. Com o objetivo de dar continuidade à política de valorização dos Cieps, até o momento, já foram concluídas obras em 17 unidades da rede no estilo implementado por Leonel Brizola; englobando recuperações estruturais, pinturas e reformas parciais, entre outras intervenções. Dois deles, inclusive, receberam as primeiras escolas públicas bilíngues do país: o Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade – Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu; e o Ciep 449 – Leonel de Moura Brizola – Ensino Médio intercultural Brasil-França, em Niterói.

De 1994 a 2006, não foi construída nenhuma escola com esse padrão no estado. Entretanto, desde 2007, a realidade tem sido diferente. Nesse período, foram entregues 26 unidades novas com oferta de ensino integral, dentro do programa Dupla Escola, que é, justamente, a nova proposta dessa modalidade de ensino na rede. A meta da Seeduc, inclusive, é implantar esse modelo em todas as unidades, até 2023, com instituições que ofereçam, além da matriz curricular comum, formação profissional de excelência, com foco na formação de mão de obra qualificada.

Atualmente, 285 Cieps estão sob a responsabilidade da Secretaria. Desses, 68 oferecem horário integral (nove fazem parte do programa Dupla Escola). Há, ainda, o Ciep 291- Dom Martinho Schlude (1ª Geração da Solução Educacional); Ciep 168- Hilda da Silveira Rodrigues (1ª Geração da Solução Educacional); Ciep 312 Raul Ryff (1ª Geração da Solução Educacional); Ciep 488- Ezequiel Freire (Auxiliar de Operações Logísticas / Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel); Ciep 223- Olympio M Santos (Auxiliar de Operações Logísticas); Ciep 362- Burle Marx (Atendente Comercial) e o Ciep 303 – Ayrton Senna (Eletricista Instalador Predial de BT).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.