O bom exemplo que vem de Rio das Flores

Rede de ensino ultrapassa meta nos 4º e 5º anos e dá grande salto nos 8º e 9º

Bem avaliada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação (Ideb), a rede municipal de ensino de Rio das Flores, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, ultrapassou a meta nacional de 4,6 estipulada para o ensino do 4º ao 5º ano para 2013, mostrando um grande avanço e teve um salto ainda maior na avaliação do 8º e 9º anos, passando de 3,7 em 2011 para 4,5 no ano passado.

Isso, afirma a secretária de Educação, Andrea Lasneaux, tornou-se possível graças ao empenho dos profissionais da rede, da estrutura governamental e de programas de reforço escolar.  Para atingir e até, quem sabe, ultrapassar a meta fixada para 2015, o reforço escolar que hoje atende apenas algumas unidades de ensino do município, será levado para toda a rede, assim como o programa Mais Educação, que garante o funcionamento integral, com turno de sete horas.

Os números do Ideb foram recebidos com satisfação pela prefeita Soraia Graça, que quer a rede municipal de ensino avançando ainda mais. Para isso ela já encomendou novos projetos à equipe pedagógica do município e o próximo passo será acabar com a distorção idade-série, fator que impediu que, já na avaliação de 2013, os índices fossem ainda melhores.

“Nós vamos levar o reforço escolar para toda a rede e implantar o horário de leitura obrigatória. É quando o professor vai ler com o aluno. Para acabar com a distorção idade-série iremos adotar uma espécie de supletivo diurno, para que alunos com 12 e 13 anos que estejam em séries incompatíveis com a idade possam se adiantar”, afirmou a Secretária de Educação.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.