Deputados “brigam” por causa da autoria da Lei Seca

Um nem parlamentar era quando o projeto foi aprovado

Aprovada no dia 19 de junho de 2008, quando um deles nem deputado era, a Lei federal 11.705, que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e acabou batizada de “Lei Seca”, virou embate de campanha no pleito deste ano.  A “paternidade” da “criança” é atribuída equivocadamente ao deputado Hugo Leal (Pros), que, na verdade, segundo os registros da própria Câmara dos Deputados, foi o relator do projeto de lei que já chegou praticamente pronto à Casa Legislativa, bastando apenas ganhar corpo de lei e tramitar pelas comissões permanentes até ser levado ao plenário para ser aprovado.

 

 A “apropriação indébita”, propriamente dita, incomoda bastante o depurado Carlos Alberto Lopes (PMN), que também tirou proveito da Lei Seca para disputar a eleição de 2010: se valendo do fato de ter coordenado as operações de fiscalização nas ruas do Rio, chegou a se apresentar aos eleitores como o “Dr. Lei Seca”.

Enquanto Hugo diz ser o autor, Carlos Alberto divulga que a implantou e a fez funcionar no estado do Rio de Janeiro. Em resposta a uma propaganda eleitoral que diz que “Hugo Leal é autor da Lei Seca, que já salvou milhares de pessoas no trânsito brasileiro. Além de proteger vidas, reduziu os gastos nos hospitais da rede pública”, Carlos Alberto bradou na internet: “É mentira; é apropriação indébita; é oportunismo político; é campanha eleitoreira; é o exercício de enganar os eleitores, com o objetivo de tirar dividendos políticos”.

 

Documento relacionado:

Lei 11.705

Comentários:

    1. Boa noite. Conforme a matéria disse a lei chegou a câmara dos deputados praticamente pronta. Foi encaminhada por uma comissão interministerial. Para conferir isso basta clicar no link disponibilizado abaixo do texto da matéria, que é o numero da lei. No final do texto da lei esta a assinatura dos verdadeiros autores da lei, que são os membros dessa cominação interministerial.

  1. Boa tarde,
    o sr Carlos Alberto não fez lei alguma apenas foi nomeado pelo governador a época para coordenar as operações de repressão, na verdade quem correu atras para que a lei alterasse o cod de transito Brasileiro foi o Hugo Leal, a verdade e para ser dita.

  2. O deputado Carlos Alberto se acha mesmo meio dono da Lei Seca, mas não teve nenhuma participação na elaboração ou na aprovação dela. Quanto ao deputado Hugo Leal ele não é o autor, mas, como relator, trabalhou muito pela aprovação.

  3. Concordo que Hugo Leal não seja o autor da lei, mas ele realmente trabalhou muito por ela. Quanto ao Dr. Lei Seca quem era ele quando esse projeto estava sendo discutido no Congresso?

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.