Novo reservatório inaugurado ontem pela Cedae vai atender 130 mil moradores de Mesquita e Nova Iguaçu

Com a finalidade de aumentar a oferta de água nos municípios de Mesquita e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Cedae colocou em operação ontem o reservatório JK. Localizado na Rua Irmãos Maurício, entre as duas cidades, o reservatório tem capacidade para armazenar 7,5 milhões de litros e abastecerá integralmente a região em conjunto com o reservatório já existente, beneficiando cerca de 130 mil moradores. A estatal também colocou em funcionamento o novo sistema do booster JK (conjunto de bombas responsável por regular a pressão na rede), que teve sua capacidade aumentada por meio da instalação de duas novas bombas e da reforma dos motores das outras duas bombas já existentes. A intervenção garantirá uma vazão diária de 22 milhões de litros por dia.

Foram investidos cerca de R$ 14 milhões nas obras, em uma parceria do Governo do Estado com o governo federal no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Com a inauguração das intervenções, o sistema entrará em fase de teste, sendo colocado em operação gradativamente com a pressurização das redes. A região ainda receberá uma elevatória, já em construção, que fará parte do sistema. “O novo sistema de bombeamento já entra em operação e a água vai começar a ser drenada. As obras incluíram a reforma e o funcionamento do reservatório JK, construído há 15 anos sem nunca ter entrado em operação. O novo reservatório atenderá aos bairros de Cosmorama, Chatuba, Vila Emil e Juscelino Kubitschek e o centro de Mesquita, além da localidade de K-11, em Nova Iguaçu”, explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Moradora do bairro JK, em Mesquita, a técnica de enfermagem Renata Lima, de 36 anos, aprovou as obras. “Acho que esses novos sistemas vão aumentar a oferta de água na região e vão trazer mais qualidade de vida para muitos moradores da cidade”, afirmou Renata.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.