Ideb diz que Guapimirim e Japeri avançaram na educação

O primeiro assumiu a dianteira. O segundo superou a meta fixada

O governo e os profissionais de ensino do município de Guapimirim estão comemorando o resultado do trabalho desenvolvido na rede de ensino durante o ano passado. Segundo a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a educação de Guapimrim subiu 20 posições no ranking, ficando em primeiro lugar entre os municípios da Baixada Fluminense, com 4,8. Instalado como município no dia 1º de janeiro de 1992, pela primeira vez em sua história Japeri, também na Baixada, aparece de forma positiva na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. De acordo com o Ideb de 2013, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação, o ensino público na rede municipal está avançando. A avaliação aponta que Japeri alcançou o índice 4.3.

De acordo com o prefeito de Guapimirim, a tendência é a rede municipal de ensino alcançar índices ainda melhores nos próximos anos, por conta dos investimentos feitos no setor. “Implantamos o reforço escolar no contra turno, tiramos do papel o Plano de Cargos e Salários, investimos em capacitação profissional, além de adquirir equipamentos e jogos pedagógicos para aulas mais interativas. Esperamos que na avaliação a ser divulgada em 2015 também tenhamos superado a meta”, diz Marcos Aurélio Dias, lembrando que o bom desempenho da Educação de Guapimirim já havia sido apontado em junho no relatório do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), estudo apresentado todos os anos sobre a situação dos mais de cinco mil municípios Brasileiros

Segundo a secretária municipal de Educação de Japeri, Roberta Bailune, a média calculada nos dados de 2013 sobre a aprovação escolar revela que os investimentos feitos pela Prefeitura no setor deram resultado positivo. “Na avaliação de 2011, tivemos uma média de 3,8. Seguindo orientação do prefeito desenvolvemos vários projetos em parcerias e através de recursos próprios. Estamos com o firme propósito de avançar cada vez mais para alcançar novas metas”, afirmou.

Para o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, Timor, o resultado positivo na educação básica reflete a política do governo municipal. “Avançamos na educação graças as medidas que foram tomadas através dos investimentos na rede. Construímos, reformamos e ampliamos diversas escolas, valorizando nossos alunos e professores. Os profissionais da Educação são valorizados, porque além das condições de trabalho, pagamos proporcionalmente o melhor salário da Baixada Fluminense na área. Tenho certeza que avançaremos ainda mais no Ideb e que estamos no rumo certo no desenvolvimento da Educação”, acrescentou.

Comentários:

  1. Os prefeitos da Baixada Fluminense deveriam olhar para o exemplo que vem e Japeri onde os profissionais de ensino tiveram mais de 60% de aumento desde que Timor assumiu o governo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.