Magé estende medidas de isolamento por mais 15 dias e 19 profissionais de Saúde voltam à linha de frente depois de vencerem a covid-19

Os profissionais do Serviço Móvel de Urgência sofrem os mesmos riscos dos médicos e enfermeiros

 Décimo quarto município do estado do Rio de Janeiro em números de casos confirmados de covid-19 (655) sétimo em óbitos (89), segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Magé, na Baixada Fluminense, decidiu manter as medidas restritivas de funcionamento de  comerciais e órgãos públicos municipais, e a suspensão das aulas da rede municipal de educação até 15 de junho de 2020, mas inseriu na atividades liberadas para funcionamento o setor de construção civil e as feiras livres. Na semana passada os servidores da Saúde receberam uma boa notícia: 19 profissionais do venceram a doença e estão recuperados do novo cornavírus.

Ao todo dois médicos, quatro enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, cinco condutores de ambulância e uma auxiliar de serviços gerais acometidos da doença já estão de volta ao trabalho, ajudando a salvar vidas no atendimento móvel de urgência. “Passei uns dias muito cansada, comecei com uma tosse muito forte no trabalho, mas achei que fosse alergia. Com a garganta arranhando e uma tosse que não passava, fui à unidade 24h de Fragoso, e a médica pediu para que eu colhesse o swab e realizasse o raio-x. Me afastei 14 dias do trabalho e fiz o isolamento. Meus sintomas foram diminuindo, e eu tendo mais coragem para enfrentar esse vírus. Pois antes eu estava desacreditada, o que é muito triste. Me recuperei e vi muitos amigos meus se recuperaram também. Retornei ao trabalho com 14 dias. Temos que ter consciência de que o vírus só vai ser combatido com prevenção, higienização e obediência”, conta técnica de enfermagem Liliane Sanches.

Enfermeira do Samu, Vanessa Andrade diz que sentiu falta de ar e dores no corpo. “Cheguei a ser internada, mas seu primeiro exame deu negativo. Na segunda internação, um sintoma a mais, a perda do olfato e paladar. Fiquei 14 dias em isolamento, em um quarto sem contato com ninguém. Minha mãe e meu esposo faziam minha comida e deixavam na porta do quarto. Senti muita falta de trabalhar e cuidar das pessoas nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Somos e estamos na linha de frente. Hoje, graças a Deus, estou curada e estou de volta para ajudar a população de Magé”, comemora.

Mais profissionais – O condutor Sergio Brandão precisou se afastar por 14 dias, mas já está recuperado e de volta ao trabalho. “Ao retornar, os cuidados são os recomendados pela OMS, os quais já haviam sido tomados em nossa unidade, pois nos foi fornecido o EPI necessário, como máscara, luvas, macacões de proteção, bem como álcool líquido e gel”, diz Sérgio.

O médico intervencionista do Samu Ronaldo Alves, conta que começou a apresentar os sintomas no dia 28 de abril. “Estava de plantão. Comecei a sentir um mal-estar, sensação de corpo pesado, dor de cabeça e no final da manhã iniciei uma febre baixa, de 38 graus. Avisei à coordenação do serviço e a central e fui para casa. Tratei apenas com dipirona por quatro dias. Depois, progressivamente comecei a me sentir melhor”, relata o médico.

Em uma semana, Ronaldo já estava assintomático. O retorno foi após os últimos exames de IgG e IgM. Com o ritmo de trabalho está intenso, o médico afirma que estava desconfortável em quarentena, mas que passou com o retorno das atividades. Os cuidados se mantêm da mesma forma como antes, com o uso de EPI completo. O médico finaliza com uma mensagem à população.


“Em um período caótico e polarizado, o mais importante é buscar o maior número de informações possíveis. Especialmente das instituições especializadas, evitando sermos vítimas de fake news e ajudando a todos a vencermos o quanto antes essa pandemia”, finaliza Ronaldo.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que somente saia de casa quem tiver necessidade ou trabalhe nos serviços essenciais. O uso da máscara, álcool 70%, e lavar as mãos com frequência são medidas fundamentais para evitar a proliferação do novo coronavírus.


(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Magé)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.