Gestantes apontam propaganda enganosa em Nova Iguaçu

Grávidas afirmam que o atendimento prestado na Maternidade Mariana Bulhões só é bom mesmo na publicidade da Prefeitura

A Maternidade Mariana Bulhões acaba de completar um ano de funcionamento e a Prefeitura de Nova Iguaçu abriu os cofres para uma campanha de publicidade em comemoração a data e para festejar o nascimento de quatro mil bebês na unidade durante os doze meses, mas a maravilha de atendimento, segundo gestantes que por lá passaram, só existe mesmo na propaganda oficial contratada pelo prefeito Nelson Bornier (PMDB). As mulheres que precisam da unidade não estão nada satisfeitas com este atendimento e afirmam: “Só sabe a verdade quem um dia passou por lá”.

Na noite da última segunda-feira a maternidade estava cheia, todas as cadeiras de espera ocupadas e o atendimento muito demorado. As grávidas ficaram à espera por longas horas, pois segundo elas, só havia um médico e uma enfermeira atendendo na emergência. Mãe de primeira viagem, M, de 19 anos, moradora de Queimados, ficou indignada com o atendimento: “Cada médico diz uma coisa. Não é possível. Meu pré-natal está em dia e o médico me diz que tenho 41 semanas. Eu já deveria estar na mesa de parto. Mas aqui o médico mandou eu voltar para casa, dizendo que eu só tenho 39 semanas”. Depois do disse-me-disse, a jovem grávida foi embora após receber rápida atenção do médico.

Para J R, 24, e grávida pela segunda vez, as coisas estão mais complicadas. Se ela não tiver um bom atendimento, podem piorar pois ela está em uma gravidez de risco. “Estava sendo acompanhada por médicos do Hospital Fernandes Figueira, no Flamengo, porque somente lá possui atendimento adequado para o risco que corre o meu bebê. Mas a distância complica muito. Senti fortes dores e tive que recorrer à Mariana bulhões, mas aqui está péssimo o atendimento”, desabafou.

Segundo informações da paciente, ela chegou à maternidade às 18h30 e só conseguiu ir embora 23h30 depois de receber medicamento e só conseguir fazer o exame de sangue depois de muita espera. O resultado do exame só foi entregue no dia seguinte. Ainda segundo ela, na mesma noite, uma mulher grávida que reclamava de muita dor, só conseguiu ser atendida após começar a gritar.  Ao ser questionada sobre a demora no atendimento, a atendente declarou ironicamente que obviamente que todos estavam ocupados.

Com 40 leitos maternos e 25 leitos de UTI neonatal, a maternidade foi inaugurada no dia 9 de dezembro de 2013. Segundo a Prefeitura em 2015 serão feitas obras de ampliação para implantar mais 40 leitos maternos e outros cinco na UTI neonatal, mas sobre o aumento do efetivo a Secretaria Municipal de Saúde nada informa. Para o prefeito e para o secretário Luiz Antonio Teixeira Junior está tudo funcionando muito bem.

Comentários:

  1. O assunto aqui é o mal atendimento na Maternidade Mariana Bulhões. O elizeupires.com é um espaço jornalístico e não um ambiente de fofoca e disse-me-disse.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.