Um hospital para as mulheres em São Gonçalo

São dois anexos voltados para a maternidade e a saúde da mulher

Unidade do governo estadual contará com clínica especializada

As mulheres de São Gonçalo, um dos maiores municípios do estado do Rio de Janeiro, vão poder contar, já no segundo semestre deste ano, com a primeira maternidade estadual. A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) está concluindo a Maternidade e da Clínica da Mãe, no bairro Columbandê, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O projeto atende à solicitação da Secretaria de Saúde, para que um andar inteiro do prédio de cinco pavimentos seja destinado a uma UTI neonatal.

De acordo com o projeto, no primeiro pavimento funcionará uma recepção, área de espera, consultórios, quatro salas equipadas com Ultrassom, Raios- X, entre outras dependências. No segundo funcionarão 40 quartos com dois leitos cada um e o terceiro pavimento abrigará seis UTI’s, além de  quarto de isolamento e um materno. No quarto andar, estarão localizadas 14 salas de pré-parto, parto e pós-parto; três salas de parto cirúrgico e uma sala para parto normal. Haverá ainda um espaço para observação do recém-nascido.  O último andar abrigará a sala de máquinas.

Em um segundo prédio que está sendo construído ao lado, funcionará a Clínica da Mãe, com área para recepção, 14 consultórios, salas para coleta de material para exames, ultrassons e dependências administrativas. “Na Clínica da Mãe, terminamos a parte de fundação, estrutura e alvenaria, e estamos concluindo as instalações elétricas e hidráulicas. A próxima etapa será a instalação do dry wall, técnica que substitui a alvenaria com placas de gesso mais leves. Na Maternidade, chegamos ao terceiro pavimento. A obra está dentro do cronograma previsto”, explicou o engenheiro responsável, Fernando Rosa.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.