TRE confirma cassação de dois vereadores de Guapimirim

Iram e Alexandre pegaram oito anos de inelegibilidade

Afastados da Câmara de Guapimirim desde julho de 2013, por serem réus em processo por formação de quadrilha, os vereadores Iram Moreno de Oliveira (PMDB) e Alexandre Duarte (PSC) tiveram a cassação de seus mandatos confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por abuso de poder político e econômico. Segundo o desembargador federal Abel Gomes, relator do processo, “houve utilização de cargos eletivos em benefício de interesses próprios, com influência e repercussão no pleito eleitoral de 2012″. No caso de Iram o magistrado levou em conta o fato de ele ser o responsável de fato pela Clínica J.M. Radiologia Modelo, que praticava assistencialismo com fins eleitorais.  Além da perda do mandato os dois foram condenados a oito anos de inelegibilidade.

No final de novembro do ano passado Iram teve contra sim uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou o recurso contra a negativa de habeas corpus impetrado em favor do vereador para que ele reassumisse. Esse processo é relativo ao afastamento dele em função da ação criminal por formação de quadrilha. Agora, com a decisão do TRE-RJ, mesmo que o STF reveja sua posição Iram não retorna, pois teve o mandato cassado.

Essa é a segunda derrota sofrida por Iram na Justiça Eleitoral. A primeira aconteceu em outubro de 2013, quando ele foi cassado pelo juiz Rubens Soares Sá Viana Junior, da 149ª Zona Eleitoral, que na oportunidade inocentou Alexandre Duarte. O Ministério Público recorreu da absolvição de Alexandre e a decisão saiu agora tirando também o mandato dele.

 

Matérias relacionadas:

STF mantém vereador de Guapimirim afastado

Justiça cassa um vereador e alivia outro em Guapimirim

Comentários:

  1. Lendo o post, não sei porque me lembrei de um trecho de Trocando em Miúdos, do Chico Buarque:
    Eu bato o portão sem fazer alarde,
    Eu levo a carteira de identidade,
    Uma saideira, muita saudade
    E a leve impressão de que já vou tarde…

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.