Tragédia anunciada em Nova Iguaçu

A Via Ligth tem as faixas de rodagem divididas por torres de transmissão de energia de alta tensão

Passarela do Samba foi montada junto a torres de transmissão de energia de alta tensão 

A edição dessa quinta-feira do diário oficial de Nova Iguaçu veicula ato assinado pelo prefeito Nelson Bornier, decretando luto oficial de três dias em memória das três vítimas do acidente com um carro alegórico ocorrido no início da madrugada de terça-feira, na passarela do samba, a Sapucaligth, instalada na Via Ligth, uma via pública que tem as faixas de rodagem separadas por torres de transmissão de alta tensão. O que foi classificado pelo secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes, como “fatalidade”, para muitos poderia ter sido evitado, se houvesse melhor organização no evento e se o desfile oficial continuasse sendo realizado na Avenida Getúlio de Moura, onde não há linhas de transmissão como as existentes em toda a extensão da Via Ligth, estrada construída em terrenos da concessionária de energia elétrica.

O acidente aconteceu quando o carro Abre-Alas da Escola de Samba Palmeirinha – formada por moradores do bairro Corumbá – encostou na rede elétrica. Uma descarga atingiu Fernando Antônio da Silva, Edson Jacinto Faustino e Lauro Esperança da Silva, que empurravam o carro. Os morreram eletrocutados e parentes queixaram-se de que houve demora no atendimento às vítimas e os diretores da escola afirmaram que o acidente aconteceu porque os homens que empurravam o carro alegórico tiveram de fazer uma manobra para desviar o Abre-Alas de um veículo que estava estacionado na área de armação da escola.

Em resposta os secretários envolvidos na organização do evento disseram que os blocos e as escolas de samba desfilam há anos e nunca havia ocorrido um acidente. Esqueceram de dizer, entretanto, que os desfiles aconteciam em outro local e não numa avenida cortada por torres de alta tensão.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.