Emergência em Valença

Ana da Silva usou uma bacia para proteger os netos das pedras que caiam do céu

Ajuda às famílias depende de decreto

A Prefeitura de Valença está aguardando respostas dos governos federal e estadual para confirmar a decretação de estado de emergência para que a administração possa atender de forma individual os moradores do bairro São Francisco, atingidos por uma tempestade de granizo no último dia 7, causando danos materiais a pelo menos 100 famílias. Segundo o prefeito Álvaro Cabral o decreto – que só pode ser emitido depois do preenchimento de formulários com questionamentos específicos e depois do acionamento da Defesa Civil estadual – é uma segurança jurídica para evitar sanções futuras por parte do Tribunal de Contas, uma vez que a Prefeitura só pode fazer os reparos nas residências em estado de emergência.

“Acionamos a Defesa Civil do estado no mesmo dia da tempestade e já enviamos as informações necessárias. Agora é esperar a resposta para darmos prosseguimento ao que tem de ser feito para ajudar aquelas famílias”, explicou o prefeito, informando ainda que os moradores já foram cadastrados pela Secretaria de Assistência Social.

Segundo informações da Defesa Civil municipal, a tempestade durou cerca de vinte minutos, tempo suficiente para destruir telhados, móveis, roupas e utensílios domésticos, alagar ruas, derrubar árvores e danificar a rede elétrica. Para amenizar a situação a Defesa Civil colocou lonas sobre as cassas afim de proteger o pouco que sobrou de algumas residências.

Além dos estragos na localidade e dos danos materiais, a tempestade causou pavor nos moradores. Para Ana da Silva, foi um dia terrível e para suas crianças foi desesperador. “Tive que colocar minhas netas de 3 e 5 anos debaixo da cama para as proteger. Me ajoelhei junto a elas com uma bacia na cabeça para me proteger das pedras”, disse ela, que foi socorrida pela filha, que enrolou as crianças em colchões e as levou para outra moradia.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.