Nove prefeitos serão escolhidos hoje

Eleitos no ano passado foram cassados pelo TSE 

Hoje é dia eleição nos municípios de Eugênio de Castro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia e Bonito, no Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia; e Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, no estado de Santa Catarina, cidades que desde o dia 1º de janeiro vem sendo governados interinamente pelos presidentes de suas câmaras de vereadores. As eleições nesses municípios foram anuladas porque os prefeitos eleitos em concorreram com o registro de candidatura sub judice e tiveram mais de 50% dos votos válidos. Como o TSE confirmou a anulação das candidaturas os votos deles foram anulados e eles não puderam tomar posse.

Além das eleições deste domingo já estão agendados novos pleitos em 14 municípios e caberá aos TREs marcar novas eleições em seus respectivos estados, respeitando uma resolução do TSE recomenda que essas eleições sejam feitas no primeiro domingo de cada mês. Ainda há a possibilidade de que novas eleições, referentes ao pleito de 2012, sejam marcadas em outros municípios brasileiros no decorrer deste ano.

No dia 7 de abril, serão realizadas novas eleições em: Pedra Branca do Amaparí-AP; São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada-MG; Joaquim Távora-PR; Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento-RN; Muquém do São Francisco-BA; Coronel Macedo, Eldorado e Fernão-SP; e Tucunduva e Sobradinho-RS.

Nas cidades de Erechim e Vacaria (Rio Grande do Sul) também aconteceriam eleições neste domingo, mas os pleitos foram suspensos após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos em 2012 aos cargos até decisão definitiva do plenário do Tribunal sobre a cassação dos registros de candidatura.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.