Guapimirim muda comando da Saúde

Eliel deixou de fornecer as informações solicitadas pelo Ministério Público

Medida foi tomada depois de operação do Ministério Público

Caberá ao advogado Winderson Neves Porto, com uma equipe de profissionais da área, gerir o setor de saúde de Guapimirim daqui para frente. Ele foi nomeado pelo prefeito Marcos Aurélio Dias em substituição a Eliel Ramos, exonerado do cargo depois de uma operação feita pelo Ministério Publico para apreender documentos que haviam sido sonegados pelo ex-secretário, que deixou de atender pedidos de informações sobre processos de fornecimentos para a secretaria, entre eles o da compra de combustíveis feita no Posto Status (Status Rio Auto Serviços), controlado pela família do vereador Alcione Barbosa Tavares, o Alcione do Posto, que em 2012 declarou à Justiça Eleitoral ser dono de 90% da empresa Status Rio Auto Peças, do mesmo grupo.

A exoneração de Eliel não muda nada em relação às ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo MP, mas dá aos membros do Conselho Municipal de Saúde, a quem cabe fiscalizar a aplicação das verbas destinadas ao setor, esperança de que não haja mais dificuldades a atrapalhar as ações de fiscalização. “Nunca omiti nenhuma informação. Se alguém não está fazendo a coisa certa, isso não será tolerado. Não estou aqui para ser envergonhado e nem tampouco para ver meu município ser”, disse o prefeito em nota divulgada por sua assessoria. De acordo com uma fonte ligada ao governo, essa não teria sido a primeira vez que o então secretário de Saúde ignorou pedidos de informações feitos pela Promotoria de Tutela Coletiva e até já foi enquadrado uma vez por isso. “Foi feita uma transação penal. Creio que são 600 cestas básicas a serem pagas em um ano”, completou a fonte.

Numa das ações de improbidade na qual Eliel é réu, o MP aponta denúncia do Conselho Municipal de Saúde de irregularidades no contrato firmado com a empresa Status Rio Auto Serviços, pelo qual  teria sido comprado combustível para cinco viaturas da Secretaria  de Saúde em quantidade suficiente para rodar 266.760 km ou uma “ida à Lua”. Sobre esse assunto, também em nota oficial, o governo afirmou que o Ministério Público “tomou como verdadeiras apenas as informações prestadas pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido, na época, por um inimigo político do ex-secretário municipal de Saúde” e que “o número de cinco veículos informado ao MP é muito inferior aos 29 veículos em serviço no ano de 2013 apenas na Secretaria de Saúde”. Ainda na nota a Prefeitura informa que esses veículos continuam em serviço. “Só a distância entre o município de Guapimirim e a Capital é de 75 quilômetros. Pelas informações constantes na reportagem, a quilometragem anual de 266.760 corresponde a uma média diária de 730 km, que, dividida pelos 29 veículos, resulta numa quilometragem média por veículo de 25 km/dia, perfeitamente razoável para o caso”, concluiu a nota.

 

Matérias relacionadas:

Empresas ligadas a vereador faturam alto em Guapimirim

Vereador que tem contrato com Prefeitura pode ser cassado

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.