Bote sobre o poder continua armado em Seropédica

Wagner está jogando pesado para tirar a cadeira de Martinazzo

Vereador quer ser prefeito na marra. Já tentou duas vezes, em ambas foi apeado do cargo pela Justiça, mas está preparando mais um golpe

Alguém disse ao vereador Wagner Vinícius de Oliveira (um policial militar conhecido como Waguinho do Emiliano), que o cargo de prefeito de Seropédica é dele e o bobo acreditou. Tanto é assim que ele tentou tomar o poder duas vezes e já está partindo para terceira, mesmo tendo tomado duas pancadas da Justiça, uma em julho e outra em agosto. Presidente da Câmara Municipal, Wagner passou a enxergar irregularidades na administração do prefeito Alcir Martinazzo depois da morte do vice-prefeito, Zealdo Amaral, ocorrida em setembro do ano passado. Zealdo infartou durante um evento de campanha e logo após seu sepultamento a disputa pelo poder começou: varias comissões de inquérito foram abertas na Câmara e em julho o prefeito foi cassado em uma delas. Wagner sentou na cadeira de prefeito por uma semana e dela saiu por força de decisão judicial. Insatisfeito com a posição do Judiciário, 15 dias depois, ao ler o relatório preliminar de uma segunda comissão, decretou o afastamento do prefeito por 90 dias e assumiu de novo a Prefeitura, sendo retirado de lá por mais uma decisão da Justiça, que afirmou que a Câmara “não tem competência para afastar liminarmente o chefe do Executivo, antes de concluído o julgamento”.

Embora a Justiça venha dando uma lição nos vereadores de Seropédica, parece que a tropa comandada por Waguinho do Emiliano não aprendeu nada até agora, pois um terceiro decreto legislativo com o afastamento temporário do prefeito já está pronto para ser colocado em votação, com o Legislativo ignorando o que o juiz Alex Quaresma Ravache, da 1ª Vara da Comarca local, disse claramente: “A norma que disciplina o julgamento de infrações político-administrativas dos prefeitos municipais, a ser realizado pela Câmara de Vereadores, não prevê o referido afastamento cautelar. De fato, a referida medida cautelar somente pode ocorrer em processos criminais, por decisão do juízo competente. Assim, a Câmara de Vereadores não tem competência para afastar liminarmente o chefe do Executivo”.

 

Matérias relacionadas:

Câmaras não têm poderes para afastamento temporário

Justiça manda prefeito de Seropédica reassumir o cargo

Prefeito de Seropédica é afastado por 90 dias

Festa do `prefeito mais jovem´ de Seropédica durou pouco

Justiça devolve mandato ao prefeito de Seropédica

Cassação em Seropédica teria sido golpe encomendado

Comentários:

  1. O Wagner entrou para a história de Seropédica como o prefeito de mandatos mais curtos: um durou sete dias e o outro apenas 24 horas. É isso que dá com os olhudos.

  2. Se trocar os personagens e o nome da cidade a matéria se encaixa no momento em que o município de Magé está vivendo. Aqui também tem vereador que só passou a ver irregularidade depois da renúncia do vice-prefeito e está do para sentar na cadeira do prefeito eleito pelo povo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.