Estado distribui 276 veículos para 91 municípios

O secretário de Saúde Sidney Cerqueira recebeu os três veículos destinados ao município de Magé, dois deles para auxiliar no combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika vírus

Os novos carros vão ajudar no combate ao mosquito aedes aedgypti e reforçar transporte de pacientes

O governo estadual entregou ontem a 91 prefeituras (só a da capital ficou de fora) 276 veículos zero quilômetro para auxiliar no transporte de pacientes e reforçar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. A Secretaria de Saúde entregou 170 carros adquiridos com a verba do governo federal para uso em investigação de casos de dengue, chikungunya e zika vírus e o RioSolidario e a Loterj distribuíram 106 carros e ambulâncias para o deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades. “Os municípios precisam de carro para as ações, precisam de ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso”, disse o governador Luiz Fernando Pezão, durante a cerimônia de entrega no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe.

Os recursos para aquisição dos 170 veículos distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde foram repassados pelo Ministério da Saúde. Esses carros serão para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras e investigação de casos) a serem definidas pelos municípios. “A Secretaria de Saúde entende que diante do desafio do combate ao aedes aegypti se faz também fundamental a investigação dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Neste sentido, os veículos repassados aos municípios vão contribuir para o combate às endemias, fortalecendo a estrutura das equipes”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.

Os municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros, os com universo entre entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois e os com população inferior a 23 mil habitantes um veículo. Os outros 106 carros e ambulâncias foram distribuídos pela Loterj a 53 municípios, em parceria com o RioSolidario, como parte do programa Loterj Já – Mobilidade com Qualidade. As prefeituras se inscreveram para participar do edital, lançado em agosto, apresentaram os documentos necessários e foram habilitadas no início deste mês. “Tenho certeza de que será muito útil para a saúde desses municípios. Sabemos a dificuldade que é fazer saúde nesse país, nesse estado. E sem os municípios, a gente não caminha. Estamos entregando os veículos a 53 prefeituras, mas esperamos superar os entraves para chegar aos 92 municípios”, disse a primeira-dama do estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

Comentários:

  1. Depois da porteira arrombada?????

    Alguém vai dizer, “Antes tarde do que nunca.”

    Mas será que esta frase pode ser dita para a área da saúde?

    Será que ela pode ser dita em se tratando de VIDAS?????

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.