Itaboraí: aliados em 2012 serão adversários em 2016

Sadinoel deverá ser adversário de Altineu Cortes

Sadinoel e Altineu deverão se enfrentar nas urnas na disputa pela Prefeitura

Nas eleições municipais de 2012 no município de Itaboraí a chapa Altineu Cortes e Sadinoel Oliveira obteve 37.660 votos, apenas 1.257 menos que a vencedora, encabeçada pelo prefeito Helil Cardoso. No próximo ano os dois deverão voltar a enfrentar Helil, que é pré-candidato à reeleição pelo PMDB, mas dessa vez em chapas diferentes: hoje deputado estadual, Sadinoel acabou de deixar o PT, filiou ao recém fundado Partido da Mulher Brasileira (PMB) e anunciou-se como pré-candidato a prefeito, assim como o deputado federal Altineu Cortes, que pretende tentar a Prefeitura novamente pelo PR.

Quem também já anuncia-se como pré-candidato é o ex-prefeito Sergio Soares, terceiro colocado na disputa em 2012. Soares tentou anular a votação por ter sido prejudicado por um esquema atribuído à campanha de Helil, no qual os eleitores de Itaboraí receberam mensagens de texto e ligações telefônicas, através das quais eram informados de que a candidatura de Soares havia sido impugnada, o que não correspondia a verdade, uma vez que a Justiça Eleitoral havia liberado o seu registro.

O esquema de ligações e mensagens de texto chegou a resultar em cassação do mandato do prefeito Helil Cardoso.  A sentença contra ele foi proferida em agosto de 2014 pela juíza da 104ª Zona Eleitoral, Lívia Gagliano Pinto e mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas Helil está sendo mantido por um recurso impetrado no Tribunal Superior Eleitoral. Além de crime eleitoral, o esquema de mensagens telefônicas e de voz também resultou em assassinato: o empresário Itamar da Silva Júnior, dono da empresa de telecomunicações da qual o serviço foi contratado acabou assassinado depois de supostamente ter ameaçado revelar o esquema que teria beneficiado o hoje prefeito.

Matérias relacionadas:

Banditismo e política se misturam em Itaboraí

PMDB negará vaga a vereador acusado de encomendar assassinato em Itaboraí

TRE confirma cassação do prefeito de Itaboraí

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.