Janot pega leve com prefeita de Rio Bonito

Solange foi usada por Cunha para pressionar pagamento de propina

Procurador geral da República denunciou Solange Almeida, mas acusações a ela são consideradas “menos pesadas”

Embora tenha sustentado no Supremo Tribunal Federal a participação da prefeita de Rio Bonito, cidade do interior fluminense, Solange de Almeida, durante sua fala no julgamento de denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no entender de alguns advogados, pegou leve com ela. Janot pediu ao STF a condenação de Cunha pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e de Solange Almeida por supostamente ter participado de pressão pelo pagamento de valores retidos de propina paga por uma empresa estrangeira, incorrendo em corrupção passiva.

No processo o presidente da Câmara é acusado de receber propina de US$ 5 milhões paga por uma multinacional com contratos de aluguel de navios-sonda para Petrobras. Janot entendeu que ao assinar dois ofícios com pedidos de informações sobre os contratos, Solange usou de pressão para que as empresas que supostamente teriam os contratos investigados pela comissão da qual a então deputada federal fazia parte, continuasse fazendo os pagamentos a Cunha. “A deputada Solange jamais se interessou por essa matéria, ela emitiu vários requerimentos e nenhum deles com as características desses dois específicos”, destacou Janot na denúncia.

De acordo com Rodrigo Janot, Solange é autora de dois requerimentos feitos em agosto de 2011 pedindo informações sobre contratos da empresa Mitsui com a Petrobras, alvo de investigação da Operação Lava Jato. Inicialmente Eduardo Cunha havia sido apontado como autor dos pedidos de informações, mas ele entregou cópias de documentos que o isentam da responsabilidade, jogando-a para Solange Almeida. Os requerimentos assinados pela hoje prefeita foram endereçados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao então ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, solicitando informações e cópia do todos os contratos, aditivos e respectivos processos licitatórios, envolvendo a Mitsui e a Petrobras ou qualquer das suas subsidiárias no Brasil ou no exterior.

Matérias relacionadas:

Ligações com Cunha complicam dois prefeitos do PMDB

Prefeita de Rio Bonito é indiciada pela Lava Jato

As ligações perigosas de uma prefeita

PF e CPI da Petrobras vão ouvir prefeita de Rio Bonito

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.