Três prefeitos nota zero em transparência

Tarciso Pessoa, Soraia Graça e Luiz Carlos poderão responder por improbidade administrativa

Paracambi, Rio das Flores e São Fidelis estão na última colocação no ranking do MPF. Mesquita caiu 65 posições e Belford Roxo subiu 51

Os prefeitos Tarciso Pessoa (PT), Soraia Graça (PC do B) e Luiz Carlos Fernandes Fratani (PMDB) estão sendo alertados pelo Ministério Público Federal desde abril do ano passado sobre a obrigatoriedade de disponibilizar a contabilidade dos municípios os quais governam – Paracambi, Rio das Flores e São Fidelis – nos portais de suas prefeituras, mas não tomaram nenhuma providência nesse sentido. Por conta disso suas gestões acabaram de ganhar nota zero em transparência, compartilhando a última colocação no ranking elaborado pelo MPF para avaliar o nível de transparência nos gastos públicos em todo o Brasil. No estado do Rio de Janeiro, na avaliação divulgada oficialmente ontem, os municípios de Duque de Caxias, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu estão em primeiro lugar, enquanto Mesquita, que no ano passado ocupou a segunda posição, desceu 65 degraus, ficando agora no 67º lugar.

O Ranking de Transparência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro é um instrumento do Ministério Público Federal para verificar se os gestores públicos estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Nessa última avaliação o município de Belford Roxo aparece como o que mais posições conquistou em relação à verificação do ano passado, tendo subido 51 posições. “Ficamos satisfeitos com o resultado, mas, ainda não é o bastante. Vamos continuar trabalhando para aumentar essa nota, fazendo cumprir ​todas ​determinações das leis de transparência”, afirmou Dennis Dauttmam, prefeito de Belford Roxo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.