Expresso Curió: Prefeitura de Paracambi implanta serviço de transporte gratuito para toda a população

● Elizeu Pires

Os “curiós” ligam os bairros periféricos ao centro da cidade – Foto: Divulgação/PMP

Desde 2017 tentando sem sucesso cumprir uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, que determinando que a Prefeitura licitasse o serviço de transporte coletivo, a prefeita de Paracambi, Lucimar Campos Ferreira (PL) tomou uma atitude que agradou em muito a população.

Alegando que as linhas municipais de ônibus davam prejuízo, as empresas do setor não se interessaram em concorrer, mas o problema foi resolvido, e da melhor forma possível: a administração municipal resolveu prestar o serviço ela mesma, oferecendo o transporte de graça.

Começou a circular no último sábado (21) uma frota de ônibus e microônibus alugada pela Prefeitura. Os veículos operam em oito linhas, interligando os bairros periféricos ao centro da cidade, inclusive nos domingos e feriados. O Curió, nome dado pela Prefeitura ao serviço, já caiu nas graças dos moradores.

Multa – Em setembro de 2017 a prefeita Lucimar Ferreira foi comunicada pelo TCE de que tinha quatro meses de prazo para licitar as linhas de ônibus municipais que estavam sendo exploradas de forma precária pela empresa Normandy do Triangulo, a partir de um contrato firmado em 2008, na gestão do prefeito Jairo dos Santos. O contrato foi considerado ilegal Tribunal de Contas, que multou Jairo e o antecessor de Lucimar, o ex-prefeito Tarciso Pessoa, em R$ 19.199,40.

As linhas depois passaram a ser operadas pela Transportes Blanco, que, alegando prejuízos, abriu mão da concessão, obrigando Lucimar a tomar uma decisão imediata, o que foi feito a partir de um processo licitatório para locar uma frota e a mão de obra necessária.

Matéria relaconada:

TCE manda Paracambi licitar transporte público

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.