Aluna de pré-vestibular gratuito da Prefeitura de Nova Iguaçu é aprovada na UERJ

“Fiquei 30 anos fora da sala de aula, mas decidi retomar os estudos em busca do meu grande sonho: entrar para a universidade”. O depoimento é de Aparecida Rosaní Santos de Oliveira. Moradora do bairro Kennedy, em Nova Iguaçu. Aos 50 anos, ela está cursando o primeiro período da faculdade de Enfermagem, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ela foi aprovada no vestibular após participar do Preparatório Municipal de Nova Iguaçu, um curso de pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura.

Aparecida concluiu o ensino médio em 1990, mas não pôde iniciar a faculdade por questões financeiras. Ela precisou trabalhar para ajudar nas despesas de casa. E trabalhou muito. Nestas três décadas, a função que mais exerceu foi a de cuidadora de idosos. Ela ainda não sabia, mas este foi o primeiro passo rumo ao curso de Enfermagem. “Eu sentia a necessidade de aprimorar para promover o bem-estar dos idosos que eu cuidava. Isso despertou em mim o interesse pela área da saúde. Em 2018, vi uma publicação nas redes sociais da Prefeitura sobre o Preparatório Nova Iguaçu e decidi me inscrever”, conta Aparecida, que recebeu o apoio da família para voltar a estudar.

A cuidadora de idosos foi uma das 160 selecionadas para os cursos preparatórios daquele ano, mas não se saiu bem no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. O mesmo ocorreu em 2019. O que poderia ser um balde de água fria transformou-se em combustível que alimentou ainda mais a fome de Aparecida pelos estudos. Prova disso é que em 2020, ano em que a Prefeitura não pôde promover o curso em função da pandemia da Covid-19, ela estudou em casa, por conta própria, aproveitando o material recebido nos anos anteriores.

Em 2021, o Preparatório foi retomado com aulas virtuais. E lá estava Aparecida, inscrita mais uma vez. Em 2022, as aulas presenciais foram retomadas, e Aparecida finalmente atingiu o objetivo: conseguiu a tão sonhada vaga no curso de Enfermagem da UERJ. “O Preparatório Nova Iguaçu me deu todo o suporte necessário para eu estudar e passar no vestibular. A cada aula eu recebia mais incentivo para não desistir dos meus objetivos e continuar em frente. Tive professores maravilhosos que se tornaram grandes amigos”, comemora Aparecida, reconhecendo a importância do curso oferecido pela Prefeitura de Nova Iguaçu para a realização de seu sonho.

A agora universitária garante que a idade não é empecilho para quem deseja voltar a estudar e espera que mais pessoas como ela se inscrevam no Preparatório. “Acho que sirvo de incentivo para outras pessoas que pensam em retomar os estudos. Foram 30 anos fora da sala de aula, mas com foco e determinação eu consegui passar no vestibular.

Inscrições abertas – A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) já abriu inscrições para novas turmas do Curso Preparatório Municipal. Os interessados podem se cadastrar pela internet até o dia 10 de março.  Para isso basta acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/preparatorionovaiguacu e preencher o formulário.

Ao todo, são oferecidas 160 vagas, sendo 80 para o curso pré-vestibular e outras 80 para o pré-técnico. O público-alvo são iguaçuanos que estejam cursando ou tenham concluído tanto o nono ano do ensino fundamental quanto o último ano do ensino médio. Para ser contemplado com uma vaga, o candidato deve ser morador de Nova Iguaçu ou estudar na rede pública de ensino da cidade. Estudantes de escolas particulares também podem participar do preparatório, desde que comprovem que recebem bolsa.

Os interessados também devem comprovar estado de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a apresentação do CadÚnico atualizado. Na falta deste, é necessário comprovar que a renda familiar é de até um salário mínimo por pessoa, não ultrapassando a renda familiar de três salários mínimos.

O Preparatório acontece sempre aos sábados, de forma presencial, na Escola Municipal Monteiro Lobato, na Rua Luís Lima, s/nº, Centro de Nova Iguaçu. As turmas de pré-vestibular terão aulas das 7h30 às 17h, e as de pré-técnico vão das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Educação ainda não definiu a data de início do curso.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.