Escolas e hospitais de Magé recebem produtos biofortificados…

A parceria firmada por três secretarias dá destino certo à produção de orgânicos do município (Foto:Marcelo Dias)

…colhidos no próprio município

O cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino de Magé agora está mais saudável e o mesmo ocorre com as refeições servidas nos hospitais do município. É o resultado de uma parceria que garante o abastecimento com produtos orgânicos – legumes, verduras e ovos – e biofortificados para complementar a alimentação. Isso é garantido através da união entre as secretarias de Agricultura, Educação e Cultura, que fizeram uma parceria com a Fundação Langsdorff de Pesquisa e Treinamento em Agroecologia de Magé.

Na última colheita, a equipe do Departamento de Nutrição Escolar (DNE) recebeu batata doce biofortificada, quiabo, ovos, aipim, feijão e banana. “Nós não temos uma produção em escala no Cepta (Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia), fazemos pesquisa para melhorar o rendimento e promover novas culturas na atividade agrícola em nosso município, para orientar os produtores. Essa batata, que é biofortificada, tem duas vezes mais potássio que a banana, além de outros nutrientes como Ferro, Zinco e Vitamina A”, explica o secretário de Agricultura Sustentável, Álvaro Alencar.

A secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão, recebeu os alimentos juntamente com a coordenadora do DNE, Laís Morais, e representantes do Conselho de Alimentação Escolar. “Essa é uma parceria de grande importância. Além de variar o cardápio, os alimentos orgânicos são mais saudáveis e enriquecem o valor nutricional do que oferecemos aos nossos alunos. Quando os alunos visitam o Cepta com o projeto Escola no Campo, eles ficam encantados com o que encontram e se adoram essa batata-doce. Com certeza ela terá uma recepção positiva na merenda escolar”, analisa a secretária.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.