Tratamento de chorume volta a funcionar em Rio das Ostras

Estação estava desativada desde 2015

A estação de tratamento de chorume do lixo, que fica no aterro sanitário da cidade foi reativada está semana e já está operando normalmente. O feito é festejado pela Secretaria de Meio Ambiente, pois o tratamento contribui bastante para a preservação do meio ambiente. O secretário Ivan Noé Antunes lembra que a ETC foi inaugurada em 2005 e deixou de funcionar em 2015 por falta de manutenção e alguns problemas técnicos. “Durante este período houve as dificuldades financeiras, mas hoje estamos reabrindo a estação de tratamento do chorume e garantindo a segurança ambiental do aterro sanitário. Além disso, vamos trazer pra cá os caminhões limpa-fossa que estão descartando resíduos na estação de tratamento do bairro Mariléa. Com isso, diminuiremos o fluxo desses veículos na localidade e também do cheiro desagradável dos resíduos transportados”, informou.

O chorume é resíduo líquido fruto da decomposição de lixo do aterro sanitário, que precisa ser tratado. Ainda de acordo com o secretário, essa ação foi determinada pelo prefeito Carlos Augusto desde o início da atual gestão. “O que foi feito neste período foi a recirculação do chorume, passando por um processo até ser lançado em corpos hídricos e, com isso, garantimos a não contaminação de solo e agora vamos entrar no seu processo de tratamento”, explicou.

De acordo com o engenheiro responsável pela gestão do aterro sanitário, Wayner Fajardo, o não funcionamento da estação pode trazer grandes riscos à população e ao meio ambiente como um todo, como a contaminação da água e subsolo e, consequentemente, disseminar doenças para todo ecossistema. “Apesar do momento de crise, o governo junto com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente conseguiu dar condições de resolver esse problema, utilizando os próprios recursos. Conseguimos fazer a terraplanagem, os maquinários e concluiremos com a interligação dos geo bags com a estação de tratamento”, concluiu Fajardo.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.