Em mais uma etapa, o Hospital Rio Saúde realizou mais 24 procedimentos
Moradora do bairro Santa Terezinha, Fabiana Santos Nascimento, realizou nesta segunda-feira, (22), a cirurgia de laqueadura. A paciente que aguardava pelo procedimento há muitos anos, foi uma das 24 mulheres atendidas pelo Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas da Prefeitura de Japeri, em parceria com o Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias. “Sempre aguardei essa oportunidade. Já tenho dois filhos de 22 e 12 anos e quando surgiu a chance eu abracei”, disse tranquilizando outras mulheres que aguardavam o atendimento.
A prefeita Fernanda Ontiveros, acompanhou a chegada das pacientes e os procedimentos que foram de laqueadura e histerectomia. Segundo ela, as pessoas ficavam 2, 3 ,4 e até 5 anos esperando por uma cirurgia dessa natureza. “Nosso propósito é atender e acabar com esse sofrimento. A saúde pública tem que ser atendida de forma diferenciada. Uma paciente que tem indicação de histerectomia, por exemplo, fica sofrendo com sangramentos e dores por muito tempo, isso precisa ter um fim. Por isso que sistematizamos nosso protocolo de atendimento, inauguramos o Complexo de Regulação, fizemos parcerias para a realização das cirurgias e estamos acabando com as filas das cirurgias eletivas”, disse a prefeita ao lado dos médicos, Ary Filho e Roberto Junior.
Para o médico Ary, que já atuou em Japeri, atender a população da cidade é como uma volta para casa. “Eu trabalhei muito tempo na cidade. Hoje atender a essa população é um retorno há bons tempos da minha carreira. Um prazer em fazer parte desse projeto que dá a população de Japeri mais qualidade de vida”, relatou o ginecologista e obstetra.
Já Roberto, que é anestesista, falou da grande gratificação em ver o SUS em sua plenitude. “O grande gargalo do Sistema Único de Saúde são as cirurgias que, em todo o país, tem filas gigantescas. Estar num projeto que zera essa fila é colocar o SUS em pleno funcionamento. Nos dá orgulho de fazer parte”, concluiu.
As pacientes atendidas hoje na unidade do Rio Saúde foram levadas pela frota da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que saiu de Japeri antes do amanhecer e percorreu 11 bairros da cidade para buscar as pacientes em casa. “As quatro horas da manhã nossa equipe já estava distribuída por toda a cidade. As rotas foram, Transmontano, Ferroviária, Sião, Centro, Santa Terezinha, Pedra Lisa, Parque Amaro, Marajoara, Primavera, Jardim Delamare e Belo Horizonte”, disse o secretário executivo, José Carlos Thomaz, que responde pela coordenação do serviço.