
O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Queimados, um dos municípios carentes do estado do Rio de Janeiro, data do dia 11 de março. Mostra 3.392 casos de Covid-19 confirmados, com 121 óbitos causados pela doença. Se lenta na divulgação de dados sobre a pandemia, a secretaria comandada pela médica Marcelle Nayda Pires Peixoto também atua bem devagar na hora de dar as respostas necessárias a sociedade como, por exemplo, o destino dado aos respiradores do Hospital de Campanha montado para atender pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
Foi no sentido de buscar a transparência no fechamento da unidade à internações, que a deputada Alana Passos ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar que um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde que filmou a situação em que foi deixado o que a Prefeitura batizou como Centro de Triagem sofreu assédio moral por conta de seu ato. Alana revelou que já encaminhou vários requerimentos à gestão do prefeito Glauco Kaizer e ainda não recebeu nenhuma resposta.
Um dos questionamentos feitos pela parlamentar é sobre o destino dado aos dez respiradores doados no ano passado pela Prefeitura do Rio ao município de Queimados para ajudar no enfrentamento da pandemia. A deputada quer saber onde estão os equipamentos que deveriam ser utilizados no atendimento a pacientes graves de Covid-19.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Queimados.
Matérias relacionadas: