Cidade da Baixada registra o quarto menor número de mortes por Covid-19, aponta ranking nacional feito por empresa de consultoria

Segundo a administração municipal, foram feitas mais de 17 mil tomografias

Com cerca de 600 mil habitantes e 17.730 casos confirmados de Covid-19, Belford Roxo, na Baixada Fluminense, aparece com o quarto menor número de mortes causadas pela doença no país, que já contabiliza mais de 300 mil mortos. É o que revela o ranking elaborado pela empresa Macroplan Consultoria, que pesquisou 100 cidades. Segundo a pesquisa, Belford Roxo é a primeira cidade no estado do Rio de Janeiro em menor índice de mortes pela Covid-19, e a nível nacional está à frente de cidades como Franca – SP (10º lugar) e Montes Claros – MG (7º).  No item taxa acumulada de óbitos de Covid – 19 de março de 2020 até 23 de março de 2021 por 100 mil habitantes, Belford Roxo ficou com 87,7. O município registra um total de 17.281 pessoas curadas.

A análise da Macroplan Consultoria leva em conta um dado que, tecnicamente, deixa o município da Baixada Fluminense numa possível mais confortável que a da primeira cidade do ranking, Petrolina, no estado de Pernambuco. Petrolina tem pouco mais de 350 mil moradores e renda média per capita de R$ 2.200, enquanto Belford Roxo tem cerca de 600 mil habitantes e per capita de R$ 550.

A Prefeitura revela que foram feitos investimentos pesados em equipamentos e estruturação da rede de saúde, com prioridade para o hospital municipal, UPA Bom Pastor, UPA Lote XV e o Hospital Fluminense, uma unidade conveniada com o SUS, e a instalação de um Centro de Tratamento Avançado no bairro Xavantes. “Já fizemos mais de 121 mil testes rápidos contra a Covid-19 e aparelhamos toda a rede de saúde para atender à população. Estamos agora na fase de vacinação. Fico orgulhoso por Belford Roxo fazer este excelente trabalho que tem como único objetivo salvar vidas. Vamos continuar investindo em Saúde”, afirmou o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho.

Segundo o secretário de Saúde Christian Vieira, rede iniciou a vacinação com os idosos que residem em instituições de longa permanência. Atualmente as vacinas estão sendo aplicadas em sete policlínicas e em mais três Cieps. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram feitas mais de 17 mil tomografias para ajudar na análise do paciente.

(elizeupres.com com informações da Secretaria de Comunicação de Belford Roxo).

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.