Comissão de Saúde da Alerj debate situação do atendimento nos hospitais federais do Rio, que registram déficit de funcionários

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Martha Rocha (PDT), realiza audiência pública nesta segunda-feira (26), às 14h, para debater a situação dos atendimentos de alta complexidade na rede hospitalar federal do estado do Rio. A reunião poderá ser acompanhada pela TV Alerj.

A audiência foi solicitada por meio de um requerimento da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) à comissão, da qual é vice-presidente. “Estamos com déficit de trabalhadores na rede federal, mesmo tendo alertado ao Ministério da Saúde sobre o caos anunciado se os contratos vigentes não fossem prorrogados. Isso levou a não abertura de leitos, prejudicando a assistência como um todo”, declarou a parlamentar.

Para Martha Rocha, o estado vive um colapso nos hospitais públicos. “Há filas de pacientes à espera de leitos de covid, mas a população continua precisando de atendimento de alta complexidade para outras doenças. O sistema não está suportando e os governos precisam agir”, disse a presidente da comissão.

Estarão presentes na audiência o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves de Carvalho; o superintendente estadual do Ministério da Saúde, George Diverio; o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; além de deputados federais e representantes de sindicatos e de órgãos públicos.

(Com a Assessoria de Comunicação da Alerj)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.