Itatiaia: Artimanha para suspender eleição favoreceu privatização do serviço de água e esgoto; ex-prefeito já havia solicitado estudo técnico em 2019 prevendo concessão do setor

● Elizeu Pires

O obsoleto sistema de tratamento de esgoto da região turística exige investimentos urgentes

Sedento pelo poder, o grupo do ex-prefeito de Itatiaia Eduardo Guedes, ao que tudo indica, só tem olhos para seu objeto de desejo: ‘a caneta de ouro’ da chefia do executivo local. Os artifícios utilizados recentemente pelo político até jogaram a eleição para 2022, mas também favoreceram a inclusão do município no bloco 3 da privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), arrematado no dia 29 de dezembro pela empresa Saab Participações II ao valor de R$ 2,2 bilhões. Agora a concessionária terá o direito de explorar os serviços de água e esgoto pelos próximos 35 anos, e cobrar pelos serviços prestados, incluindo os moradores de Itatiaia que sequer foram ouvidos sobre a proposta de privatização do setor.

Documentos oficiais de 2019 comprovam que a privatização dos serviços de água e esgoto já estava no radar de Guedes. Ano em que o então prefeito determinou que fossem feitos estudos técnicos relacionados ao abastecimento de água e tratamento de esgoto com objetivo de privatizar estes serviços no município, onde atualmente é gratuito. A privatização acabou acontecendo goela abaixo dos moradores de Itatiaia no último dia 29, quando a cidade foi incluída no pacote da concessão da Cedae. Privatização que também teve o empurrão da instabilidade político-administrativa provocada pelos artifícios jurídicos usados por Dudu, com objetivo de tentar voltar ao poder por meio de “liminares milagrosas”, que, de fato, só tumultuaram a cidade.

Prevista para ter acontecido no último dia 12 de setembro, a eleição acabou suspensa semanas antes por uma liminar conseguida por Dudu junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Embora a liminar tenha caído em outubro, Dudu acabou esticando a permanência do ex-prefeito interino Silvano Rodrigues, o Vaninho, que no dia 19 de outubro – quando Itatiaia já poderia ter um prefeito eleito e empossado – assinou um ofício endereçado à Secretaria de Estado da Casa Civil solicitando a adesão de Itatiaia ao projeto de privatização da Cedae, que sequer opera no município.

Alheio às consequências de sua obsessão pelo poder, que vão pesar no bolso das famílias de Itatiaia com a cobrança da água e esgoto, Dudu parece menosprezar a inteligência dos moradores ao ignorar o caos que ele implantou em Itatiaia por causa de sua empreitada contra as leis e a constituição. De quebra, o político ainda tenta promover a imagem do inexpressivo Tiago Moreira, o Tiaguinho, de olho no pleito suplementar de março de 2022. Ainda que o vereador, eleito presidente da Câmara no último dia 15 e alçado ao cargo de prefeito interino, não tenha uma identidade própria a não ser a de “ex-secretário de Dudu”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.