Turismo gera desenvolvimento econômico e social, diz Daniela Carneiro

A ministra defendeu o recomposição do orçamento da Pasta e o fortalecimento da Embratur

Daniela: “Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, mais emprego e combater à fome – Foto: Pedro França/MTUR

O turismo no Brasil está vivendo “um dia de recomeço”, afirmou a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante a cerimônia de transmissão de cargo ontem (2), em Brasília. Em seu pronunciamento, Daniela pontuou que irá trabalhar pelo aumento do orçamento do Ministério do Turismo, pela redução dos preços das passagens aéreas, a fim de estimular o turismo regional, promover o turismo inclusivo e fortalecer a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Daniela Carneiro lembrou que esse movimento acontece em um momento emblemático, no mês em que o Ministério do Turismo completa 20 anos de existência, criado ainda durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “O presidente Lula traz em seu DNA o entendimento do turismo como gerador de desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

Carneiro fez questão de externar a surpresa da equipe de transição em relação ao orçamento anual previsto para 2023 do Ministério do Turismo, que é de R$ 19 milhões, uma redução de 74%, e prometeu trabalhar para reverter esta situação.

 De acordo com ela, “é impossível ignorar uma atividade que representava 8% do Produto Interno Bruto (PIB) antes da pandemia de Covid-19. Principalmente por que este é um segmento que envolve mais de 50 atividades econômicas, e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o nosso potencial”.

 A necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo e sustentável e que priorize a defesa dos direitos da criança e do adolescente, com o objetivo de dizimar a exploração sexual e o trabalho infantil também fizeram parte da fala da ministra, que visa uma gestão de resultados, capaz de transformar a realidade social das pessoas. “Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, mais emprego e combater à fome. Fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem, mais qualidade de vida e mais dignidade para a nossa população”, completou.

 Por fim, a ministra garante que priorizará ações de valorização dos servidores e de fortalecimento da relação com dirigentes e entidades do setor. “Queremos uma escuta ativa, que favoreça à retomada de um melhor caminho para o turismo no Brasil”, afirmou.

(Com a Assessoria de Comunicação do MTUR)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.