Garrinchinha, servidor público virtual de Magé, já realizou mais de meio milhão de atendimentos em um ano de trabalho

Ele não tem salário, mas trabalha, e muito, para atender os contribuintes de Magé. Atua principalmente facilitando o acesso a certidões e guias do IPTU, por exemplo. O ele em questão é Garrinchinha, nome dado a um servidor público virtual em homenagem a Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrinha, um dos maiores craques do futebol mundial. Garrinchinha acaba de completar um ano de casa, período em que chegou a um feito e tanto: mais de 500 mil atendimentos.

O funcionário digital atende através do chatbot no site oficial e por aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e Telegram. Em um ano foram 588 mil mensagens recebidas. “Essa ferramenta auxiliou tanto os cidadãos, que puderam resolver algumas questões sem precisar se locomover até uma das nossas agências de atendimento, quanto os servidores que trabalham nessas agências, porque desafogou as filas presenciais. E até moradores de outras cidades, que têm propriedades em Magé, por exemplo, conseguiram resolver serviços sem precisar vir até aqui”, analisa o prefeito Renato Cozzolino.

Segundo a Prefeitura, os itens mais pedidos no serviço nesse primeiro ano foram as certidões, com 18,88% de atendimentos, e o IPTU com 18,24%. Logo depois vieram os serviços de transparência pagos (15,11%), transparência empenhos (14,09%) e transparência liquidados (10,89%). Servidores também acessaram o Garrinchinha tiveram facilidades, como o serviço para visualizarem seus contracheques, com 9,16% dos atendimentos.

Trata-se de uma ferramenta de linguagem responsiva e atende pessoas com diferentes necessidades especiais, já que compreende informações enviadas por mensagem de voz, e até mesmo compreende dados por fotos, como, por exemplo, uma solicitação do IPTU 2023 a partir de uma foto com dados do carnê de 2022.

De acordo com a Prefeitura, 572,4 mil das mensagens foram enviadas aos canais através de texto, enquanto 8 mil chegaram por voz e 7,8 mil por imagem. O principal canal de comunicação foi o chatweb com mais de 386 mil mensagens, seguido pelo Whatsapp com mais de 176 mil e o Telegram com 25 mil solicitações.

Quem quiser testar a eficiência desse servidor pode encontra-lo de plantão 24 horas por dia, inclusive dos feriados e fins de semana no site oficial do município (mage.rj.gov.br) ou chama-lo no  Whatsapp e Telegram através do número (21) 97151-3569.

(elizeupires.com com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Magé)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.