“É para promover voltas ao redor do planeta, prefeito?”

Prefeitura de Itatiaia faz licitações seguidas para compra de combustíveis, edital estima consumo de 806 litros mensais para cada um veículo de passeio alugado e contribuinte ironiza

● Elizeu Pires

A gestão do prefeito Irineu Nogueira tem sofrido duras críticas

No dia 28 de fevereiro deste ano a Prefeitura de Itatiaia licitou a compra de 226.220 litros de gasolina comum, mais 22.897 de óleo diesel. Aberto através do processo administrativo 13.920/2022, o pregão eletrônico 07/2023 foi vencido pelo Posto Sol da Dutra, que firmou três contratos com a administração municipal, pelo total de R$ 1.305.845,47.

Isto ocorreu no dia 29 de março, e agora, menos de um mês após a assinatura, a gestão do prefeito Irineu Nogueira marcou uma nova licitação. O pregão 069 está agendado para o dia 28 de abril, com valor global estimado em R$ 575.152,96 para um total de 95.224 litros de diesel S-10.

Mais que a realização de duas licitações com a mesma finalidade em dois meses, chama a atenção no processo a estimativa de consumo apresentada no edital para uma frota alugada de 14 carros de passeio e duas vans. Pelo que está no documento, o termo de referência sugere um consumo de 806 litros de gasolina comum ao mês por cada um dos 14 carros e de 1.084 litros de óleo diesel por van em igual período.

Considerando que os veículos de passeio apresentam hoje uma média de 14 quilômetros por litro de gasolina na estrada, a Prefeitura a estaria licitando a compra de combustível suficiente para que cada um desses veículos percorra 11.284 quilômetros por mês, um total de 135.408 quilômetros ao ano, isto considerando o uso dos carros também aos sábados, domingos e feriados.

Pelo que está na estativa de consumo incluída no edital, cada veículo de passeio teria em um ano combustível em quantidade suficiente para quase quatro voltas e meia ao redor do planeta, considerando a que a distância do entorno da terra é de 40 mil quilômetros.

Como brasileiro perde o amigo, mas não a piada, tem gente na cidade ironizando os números e perguntando se Itatiaia está promovendo viagens em torno da terra.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Itatiaia.

Documento relacionados:

Edital – Pregão 07-2023

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.