Seca reduz abastecimento de água no Noroeste do estado

Em Santo Antônio de Pádua, concessionária pede a colaboração dos moradores.

A concessionária Águas de Pádua, responsável pelo sistema de água e esgoto do município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, pede aos moradores da cidade que economizem água pelo menos nas próximas 24 horas. É que a capitação foi suspensa temporariamente por conta da redução do volume do Rio Pomba, devido à longa estiagem que atinge a região. O volume do Rio Pomba, por exemplo, baixou em um metro em dois dias, uma situação apontada com gravíssima. A empresa acredita que se a população colaborar não faltará água na cidade e espera poder regularizar o abastecimento até às 17h desta quarta-feira.

A estiagem atinge ao todo 14 municípios, baixando também o nível de água nos rios Paraíba do Sul e Muriaé, o que provocou a decretação de situação de emergência na região, com o abastecimento sendo feito através de caminhões-pipa em alguns municípios.

No caso específico de Santo Antônio de Pádua – cidade com cerca de 42 mil habitantes –, a concessionária anunciou agora pouco que está trabalhando para normalizar a situação desde ontem e, para se precaver, vai adquirir um equipamento especial: uma bomba de última geração que possibilitará a capitação em situações semelhantes à atual.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.