Câmara não se esforça para abrir a caixa-preta do governo em Paraíba do Sul: fica nos requerimentos solenemente ignorados pelo prefeito

Desde o início de seu mandato que o vereador Mario Sergio Leal Cordeiro (foto) vem apresentando requerimentos de informações sobre os gastos do governo, contratos, processos de licitação e seus respectivos avisos que, segundo a legislação, precisam ter ampla divulgação. Cobrado nas ruas o parlamentar fica sem saber o que dizer, pois o prefeito Alessandro Cronge Bouzada, está andando para os pedidos de explicações e nada responde. A Câmara por sua vez, limita-se aos requerimentos e a voz solitária de Mario Sergio, quando, como órgão fiscalizador do povo de Paraíba do Sul, deveria enquadrar o prefeito nos rigores da lei e mostrar ao doutor que ele tem, deve e precisa sim dar satisfação de seus atos como gestor maior do município.

Na última segunda-feira (20), por exemplo, Mário Sergio, cansado do desrespeito que, segundo ele, o governo tem demonstrado pela Casa, optou por um requerimento verbal à mesa diretora, para que o presidente da Câmara, José Cláudio de Almeida, o Claudão do Povo (MDB), cobre ao prefeito mais respeito e pronta resposta aos pedidos de informações. “Estamos trabalhando desde o início do mandato cobrando informações, mas os requerimentos não são respondidos. Sem as resposta é praticamente impossível fiscalizar as ações do governo”, diz Mário Sérgio.

Uma das cobranças diz respeito aos atos oficiais que precedem aos processos licitatórios. Os, por lei, tem de ser publicados em jornais de grande circulação, mas não são vistos. Em relação a isso Mário Sergio quer que o prefeito informe em qual veículo estão sendo publicados os atos e qual a tiragem (quanto exemplares da publicação circulam). Ele pede ainda que o governo encaminhe uma cópia de todas as publicações feitas até agora, bem como as notas fiscais referentes ao pagamento dessas publicações.

Além de os atos oficiais do governo não receberem a publicação necessária, o Portal da Transparência do município está constantemente fora do ar e a alegação é sempre a mesma: “Portal em manutenção”.

Matéria relacionada:

‘Caixa-preta’ guarda as contas públicas de Paraíba do Sul

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.