● Elizeu Pires
Em operação autorizada pela 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, agentes da Polícia Federal prenderam na manhã desta terça-feira o secretário de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo (foto). Ele foi preso em casa, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu. Ao todo, além da prisão do secretário, foram expedidos 21 mandados de busca e apreensão, e na casa de um dos alvos, na Barra da Tijuca, foi apreendido o total de 300 mil euros, o que dá cerca de R$ 1,8 milhão.
Batizada de Fames, a operação se dá no âmbito de inquérito aberto pelo Ministério Público Federal para apurar supostas fraudes na compra de merenda escolar. De acordo com as investigações, pelo menos R$ 6,1 milhões teriam sido embolsados.
Segundo a Polícia Federal, a investigação “revelou que o desvio de recursos públicos foi acompanhado do pagamento de vantagens indevidas, por parte das empresas fornecedoras de merenda, a agentes públicos do Município de Belford Roxo, os quais se valeram de mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos”.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria