Hospital da Posse terá mais recursos federais

Compromisso nesse sentido foi firmado com o Ministério da Saúde

 

Enfim, um alívio nas contas. Um dia após o início das obras de uma grande reforma em suas dependências, o Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse é motivo de mais uma notícia positiva: o governo federal vai aumentar o repasse de recursos para a unidade que atende a moradores de 15 municípios, mas há mais de 30 anos vem pesando nas costas da Prefeitura de Nova Iguaçu, responsável hoje por 70% das despesas.

O compromisso foi assinado ontem (26) pelo prefeito da cidade, Rogério Lisboa, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e os efeitos disso começam a ser percebidos daqui a três meses, segundo estimativa do prefeito.

Desde que assumiu o governo – em janeiro de 2017 – que o prefeito Rogério Lisboa vem brigando pela ampliação dos repasses, e nessa luta contou com a ajuda da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), que passou a atuar como defensora do Hospital da Posse em Brasília. O HGNI precisa de pelo menos R$ 20 milhões mensais, mas vem sendo mantido com pouco mais de R$ 12 milhões, o que sacrifica as finanças do município, obrigando a Prefeitura a tirar dos seus parcos recursos para manter o hospital e a Maternidade Mariana Bulhões.

Pelo que foi acordado, os gastos serão cobertos por um sistema tripartite. A União repassará mensalmente 65% do volume financeiro necessário, o governo estadual assumirá 25% e a Prefeitura entrará com 10%, um alívio e tanto para os cofres públicos municipais.

“Com esse acordo o Hospital da Posse funcionará em melhores condições de atendimento e os cofres municipais ficarão aliviados de maneira significativa. A pauta de hoje se deve ao empenho da deputada Rosangela Gomes, que tem sido uma excelente parceira do nosso governo e uma defensora dos interesses da população de Nova Iguaçu”, disse o prefeito Rogério Lisboa.

Obras – A reforma começou na quinta-feira (25). As obras serão feita nas enfermarias, nas duas emergências, corredores, telhado, centro cirúrgico, CTI e nas as salas verde e vermelha. Com quase 40 anos de funcionamento, esta é a primeira grande reforma do HGNI, que terá toda a sua infraestrutura recuperada.

“Cada pedaço do Hospital da Posse guarda uma história de salvar vidas e hoje iniciamos essa obra tão esperada. Este hospital é única emergência para uma região com cerca de três milhões de habitantes, financiada quase que exclusivamente por Nova Iguaçu. Tivemos que escolher entre a assistência ou as reformas, e evidentemente, a decisão foi salvar vidas, mas não esquecemos da parte estrutural. Buscamos alternativas para melhorar a parte predial e isso só foi possível por causa da sensibilidade do governador Wilson Witzel que entendeu a importância deste hospital e aumentou o repasse de verbas para o HGNI, o que possibilitou o início das obras”, explica o prefeito.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.