Casal Garotinho vai responder por peculato e lavagem de dinheiro

Denúncia foi ajuizada pelo Ministério Público

O casal é acusado pelo Ministério Público do desvio de R$ 650 mil

Os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Mathews foram denunciados à Justiça por prática de peculato e lavagem de dinheiro. De acordo com a 24ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos da Capital, o casal cometeu os crimes no primeiro semestre de 2006, durante o mandato de Rosinha. Na época Garotinho ocupava o cargo de secretário estadual de Governo e presidente do PMDB no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público, os cofres públicos foram lesados em R$ 650 mil, dinheiro que teria sido desviado para financiar a campanha à pré-candidatura de Garotinho à presidência da República.

A ação é resultado de investigações feitas a partir de uma representação do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio sobre a contratação de profissionais de saúde para o projeto “Saúde em Movimento” através da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp).

De acordo com o que foi apurado, a partir de agosto de 2003, por determinação da então governadora, a Fesp passou a ser utilizada para executar projetos com objeto vago e impreciso. “Por determinação do decreto nº 38.143, editado pela governadora, órgãos estaduais e integrantes da administração pública direta e indireta deveriam contratar a Fesp para fornecimento de mão-de-obra terceirizada, muita embora essa Fundação não possuísse condições para executar os serviços pelos quais foi contratada”, diz um trecho da denúncia.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.