● Elizeu Pires

Autopropagado como “o prefeito mais bem avaliado do estado do Rio de Janeiro”, citando índices de até 90% de aprovação, Marcio Canella (União), precisa dar pelo menos uma olhadinha no relatório da sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), que mostra sua cidade, Belford Roxo, na Baixada Fluminense, entre as mais mal avaliados do país em várias áreas. O CLP pesquisou os 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes e Belford Roxo aparece muito mal na fita, ficando entre as cinco cidades listadas nas últimas colocações no ranking geral.
“Belford Roxo, município que perdeu 13 posições no total no ranking geral, se encontra em posição desfavorável, em grande medida, por ocupar algumas das últimas posições nas 3 dimensões: instituições (perdeu 33 posições no total e ocupa a última colocação), na dimensão sociedade (avançou 1 posição no total e ocupa a 399ª colocação) e na dimensão economia (ocupa a 400ª colocação)”, diz um trecho do documento.

De acordo com o estudo, Belford Roxo divide com Itaperuna, Três Rios, Embu das Artes (SP), e Santa Luzia (MG), “o menor desempenho no funcionamento da máquina pública”, tendo recebido, junto com o município de Santa Luzia, “nota zero nos indicadores de custo da função administrativa e custo da função legislativa”.
Educação – O documento aponta, ainda, que Belford Roxo e os municípios de Esmeraldas (MG), Almirante Tamandaré (PR), Cametá (PA) e Novo Gama (GO) são os últimos colocados em acesso à educação.
“Esses municípios apresentam resultados insatisfatórios em praticamente todos os indicadores, frequentemente ocupando as últimas posições. Como exemplo, destacam-se as posições extremamente baixas em taxa líquida de matrícula no ensino fundamental”, estende o documento, que ainda mostra Belford Roxo entre os com menor desempenho no pilar de qualidade da educação” e também entre os piores em inserção econômica.
*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Belford Roxo
Matéria relacionada:
Apesar dos bilhões dos royalties cidades mais ricas do RJ estão entre as 20 mais endividadas do país