
Até o final do expediente de ontem (26), apenas 70% dos servidores do setor de Educação do município de Duque de Caxias, o mais rico da Baixada Fluminense, tinham recebido o mês de outubro e os servidores lotados nas demais secretarias não haviam sido informados ainda de quando irão receber, mas entre alguns eles já há pelo menos uma certeza: o décimo terceiro não deverá ser pago até o dia 20 de dezembro, prazo final legal estabelecido.
Os vencimentos de setembro foram quitados 45 dias depois do mês trabalhado e o atraso está atrapalhando a vida dos servidores. Os primeiros a receber são sempre os funcionários da Secretaria de Educação por causa dos repasses do Fundeb, mas ainda assim depois de até 10 dias após o 10º dia útil de cada mês.
A Prefeitura de Duque de Caxias é a única na região nesta situação com o pessoal ativo. Em São João de Meriti as pendências são com os aposentados e pensionistas, por conta do rombo herdado na previdência própria, que tornou-se um poço sem fundo. Para quitar as folhas dos inativos de uma só vez a Prefeitura está licitando a venda de dois terrenos, com previsão de arrecadar no mínimo R$ 35 milhões. A venda já foi autorizada pela Câmara de Vereadores e o edital está em fase final.
O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Duque de Caxias.
Matérias relacionadas: