Silva Jardim: mais de 18 mil eleitores estão aptos a escolher novo prefeito em votação suplementar neste domingo

Neste domingo (8), 18.623 mil eleitores de Silva Jardim terão um encontro marcado com as urnas eletrônicas nas eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice do município. Sete chapas concorrem à Prefeitura. O candidato vitorioso no pleito suplementar exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2020. No dia 1º de janeiro de 2021, o prefeito a ser eleito nas eleições municipais de 4 de outubro deste ano tomará posse para um mandato de quatro anos. 

Estarão aptos a votar no pleito deste domingo (8) os eleitores em situação regular que já constavam do cadastro eleitoral como tendo domicilio eleitoral no município até o dia 9 de outubro de 2019. A data é decorrente do art. 91 da Lei 9.504/97, que determina que apenas podem participar das eleições quem tiver requerido a inscrição eleitoral ou a transferência até cento e cinquenta dias anteriores à data da votação. 

Candidaturas –  Por ordem alfabética, as sete chapas que requereram o registro de candidatura para as eleições suplementares são formadas por Antônia Benfeitas, a Dra. Antônia Benfeitas, candidata pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), tendo como vice Maria José da Silva. Evandro Pietrafessa encabeça a candidatura do partido Avante, com Elmo Cruz Machado como vice. A chapa de Júlio Cezar Delphino, o pastor Júlio Cezar, traz como vice Pedro Paulo do Carmo, o Pedro Paulo Pepê. Eles concorrem pelo partido Podemos (Pode). Maria Dalva do Nascimento, a Cilene, e o vice Marcos Antônio Nascimento, o Marquinho Caranga, disputam pelo Solidariedade (SD). Já Valber Tinoco terá como vice o coronel Wolney Dias, na Coligação “Escrevendo uma Nova História” (Republicanos/PTB). Por fim, Zilmara Brandão e o vice Liés Abibe são os nomes do Partido Liberal (PL). Jaime Figueiredo e a vice, Marcilene Xavier, são os candidatos da coligação “Reconstruindo Silva Jardim” (PP/ Pros). 

Documentos – A votação irá ocorrer das 8h às 17h. Na seção eleitoral, é preciso apresentar um documento oficial com foto (original) e dentro da validade. Os eleitores que já fizeram a biometria poderão utilizar a versão digital do título na hora de votar. Baixado em celulares que utilizam os sistemas IOS e Android, o aplicativo e-Título é válido como documento oficial de identificação no momento do voto. Caso o eleitor ainda não tenha feito a biometria, a foto não vai aparecer no aplicativo. Nesse caso, ele deverá levar o documento oficial com foto.

Locais de votação –  Os eleitores devem confirmar o endereço do seu local de votação pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A consulta também pode ser feita pelo telefone da Central de Atendimento ao Eleitor, (21) 3436-9000. Outra opção é o aplicativo e-Título, que pode ser baixado para celulares com sistemas iOS e Android. Em Silva Jardim, existem 13 locais de votação, que abrigam as 55 seções eleitorais da cidade.

Entenda o caso –  As eleições suplementares ocorrem em razão de o TRE-RJ ter cassado, em setembro de 2019, o diploma da então prefeita de Silva Jardim, Maria Dalva do Nascimento, a Cilene (SD), por compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas Eleições 2016. Eleita vice-prefeita em 2016, Cilene assumiu a Prefeitura após a renúncia de Wanderson Gimenez, o Anderson Alexandre (SD), que encabeçava a chapa nas eleições passadas. 

Na mesma decisão, confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, a Corte afastou a inelegibilidade de oito anos aplicada a Cilene pelo Juízo da 63ª Zona Eleitoral, por entender que não havia ficado comprovada a “contribuição causal dela nos ilícitos eleitorais”. Além disso, a Corte Superior  lembrou que esse tipo de sanção tem “natureza personalíssima”, ou seja, deve ser aplicada apenas a quem comprovadamente cometeu a ilicitude. 

(Com a Assessoria de Comunicação do TRE-RJ

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.