Eleição suplementar de Silva Jardim termina sem vencedor

Numero de votos computados como anulados, nulos, brancos e abstenção são quase o dobro da votação validada

Os votos de Jaime e Valber computados como anulados somam 8.151

Marcada por impugnação de candidaturas e pesquisas que passaram longe da realidade apurada, a eleição suplementar para escolha dos novos prefeito e vice realizada neste domingo (8) em Silva Jardim – pequeno município do interior do estado do Rio de Janeiro – terminou sem vencedor. É que a soma dos votos anulados, nulos e brancos chega a quase o dobro dos votos nominais conferidos e nenhum dos sete candidatos foi declarado vencedor, o que pode ser conferido aqui.

Caberá agora a Justiça decidir se haverá ou não um novo pleito ou se declara como eleita a candidata que ficou em segundo lugar, pois o postulante que teve mais votos, o prefeito interino Jaime Figueiredo (PROS), assim como o terceiro colocado, Valber Tinoco (Republicanos), teve sua votação anulada, por ter disputado na condição de indeferido com recurso.

Segundo os números da Justiça Eleitoral, a candidata do PL, Zilmara Xavier, teoricamente é a segunda colocada com 4.127 votos, o que corresponde a 85,34% da votação válida, mas a soma dos votos conferidos a Jaime (5.525) e Valber (2.626) chega a 59,19% do total de eleitores que compareceram às urnas.

De acordo com alguns especialistas no assunto, Zilmara só poderá ser declarada eleita se a votação de Valber for validada e a de Jaime mantida nula, e este só será prefeito eleito se o seu registro for assegurado em decisão superior, o que os que acompanham o processo que ele perdeu por unanimidade do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, acham “muito difícil de acontecer”. Já a juíza da 63ª Zona Eleitoral, Daniella Correia da Silva, declarou logo após o encerramento da apuração que vai aguardar o julgamento dos recursos apresentados pelos candidatos que concorreram com o registros indeferido  para então proclamar o candidato eleito.

Ainda segundo os números da Justiça Eleitoral, o candidato Pastor Julio (Podemos) teve 357, votos, seguido de Evandro Piatrafesa (Avante) 225, Dra. Antônia (PRTB) 123 e Maria Dalva Nascimento, a Cilene (Solidariedade), 4. Os votos nulos somaram 532 e o total de votos brancos é de 251. De um total de 18.623 eleitores 13.770 compareceram às urnas, o que significa uma abstenção de 26,06%, com 4.853 faltosos.

Os números conferidos nas urnas mostram que a pesquisas de intenção de votos registrada no Tribunal Superior Eleitoral e divulgada na semana passada não passou nem perto da realidade apurada, o que põe em dúvida a seriedade do trabalho de campo realizado pelo órgão responsável pelo levantamento.

Comentários:

  1. Sobre a pesquisa eu semana passada escrevi aqui e mandei email. Empresa investigada, com problemas e anulações de pesquisas em outros municípios da região. Falta de aviso sobre a intenção de induzir e confiabilidade da pesquisa não foi. Dono dessa empresa deveria estar preso já.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.