Porto Real é visto como herança de família: núcleos de dois ex-prefeitos se fazem presentes na disputa pelo governo do município

Sergio Bernardelli foi o primeiro prefeito de Porto Real, ex-distrito de Resende instalado como município no dia 1º de janeiro de 1997. Ele exerceu dois mandatos seguidos e foi sucedido por Jorge Serfiotis, que também teve dois mandatos consecutivos e faleceu no primeiro semestre de uma terceira gestão. Inelegível, Bernardelli está fora do jogo político, mas ainda assim quer voltar ao poder, mesmo que indiretamente. Ele lançou a filha Silvia, que deverá ter como principal adversário um Serfiotis, o deputado federal Alexandre, médico como ela.

O confronto dos dois clãs é classificado como disputa entre núcleos que achariam que o município é uma herança política de família. Observadores locais entendem que, politicamente falando Bernardelli estaria se posicionando como fosse dono da cidade e o mesmo se poderia dizer de Alexandre, que se colocaria como herdeiro do pai e do próprio município.

Visto na cidade como político sem voto – por ter ganhado a Prefeitura sem ter sido votado -, o prefeito Ailton Marques está entre as duas famílias em seu esforço para permanecer no governo. Ele, que era vice de Jorge Serfiotis e assumiu i governo em julho de 2017, poderá ter como companheira de chapa a vereadora Bianca de Melo Faria Sampaio Diniz, mas as análises de quem acompanha a movimentação política local de perto o apontam como um candidato frágil mesmo pilotando a máquina administrativa, não sendo páreo para a família Bernardelli nem para a família Serfiotis.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.