E a democracia venceu o terror em Meriti: Dr. João é reeleito

Candidato pelo DEM, João Ferreira Neto teve de enfrentar uma verdadeira operação de guerra, mas venceu políticos locais e de fora, além de homens armados travestidos de cabos

Dr. João teve contra si cinco deputados e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que também estava de olho grande em São João de Meriti

Uma campanha eleitoral que nada teve a ver com a história política do município, disputa marcada por denúncias de ameaças e presença de homens armados afrontando a liberdade de escolha garantida pelo Estado Democrático e de Direito, chegou ao fim em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, com a vitória do prefeito João Ferreira Neto. Dr. João, foi declarado eleito agora há pouco pela Justiça Eleitoral com 122.151 votos (56,83%) da votação válida. Ele derrotou a chapa do PSC, encabeçada pelo deputado estadual Leo Vieira, que teve como candidato a vice o também parlamentar deputado Marcos Muller. Vieira ficou com 43.17%, um total de 92.788 votos.

.Dr. João votou na parte da manhã no Jardim Escola Glauber Rocha, bairro Jardim Meriti. Acompanhado da esposa, D. Olga e dos dois filhos Ludmila e Rodrigo, se mostrou emocionado. “Esse, talvez, tenha sido o voto mais emocionante da minha vida. Votar no meu número, na minha coligação, é votar na esperança, na fé e no trabalho”, disse.

Jogo sujo – Nos últimos dez dias São João de Meriti viveu clima de medo e tensão. O que era para ser uma festa da democracia, ganhou as cores do medo e o tom da intimidação. Adesivos da campanha vencedora eram retirados de carros por homens que faziam questão de mostrar as armas que carregavam na cintura, nítidos gestos de intimidação.

A situação levou o presidente do DEM e da Câmara de Vereadores, Davi Perini Vermelho, o Didê, a oficiar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo envio de forças federais, o que não foi suficiente para tirar homens armados da rua. Na manhã de hoje, por exemplo, um homem conhecido na Baixada Fluminense como André Boquinha e que estava reforçando o apoio ao candidato derrotado, foi visto na Casa do Alemão da Rodovia Presidente Dutra com pelo menos dez homens ao seu redor.

Em um dado momento um membro do grupo virou-se e se dirigiu a outros dois que estavam numa mesa ao lado e deu a ordem para que fossem chamados “mais dois seguranças”. Boquinha, que se apresenta como “empresário”, é dono de um lava-jato em Belford Roxo, mas reside num condomínio luxuoso na Barra da Tijuca.

Também na parte da manhã um policial militar à paisana foi preso com material de campanha do candidato derrotado, e, na parte da tarde, uma equipe do jornal O Globo foi ameaçada por um grupo com adesivo de Leo Vieira no peito. O grupo se dispersou com a intervenção de Policiais Militares, mas antes um dos “cabo eleitorais” disse ao repórter Cleber Junior: “Quem vai virar notícia é você”.

Matérias relacionadas:

Tensão, denúncia de sequestro e ameaça na disputa eleitoral em São João de Meriti

Polícia Civil identifica suposto miliciano que acompanhava carreata do candidato Léo Vieira em São João de Meriti: ele seria lotado na Primeira Secretaria da Alerj, comandada pelo deputado Marcos Muller

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.