Grupo fecha acordo para governo interino em Silva Jardim

Bloco reúne vereadores eleitos pelo PL e o PSD

Elizeu Pires

Fabrício – terceiro a partir da esquerda – foi escolhido pelo grupo para presidir o Poder Legislativo

O vereador eleito Fabrício Azevedo Lima Campos (PSD) deverá ser o responsável pela gestão interina de Silva Jardim, município do interior do estado do Rio de Janeiro, que teve o candidato a prefeito mais votado impugnado pela Justiça Eleitoral. Ele divulgou que conta com apoio de cinco dos nove parlamentares que tomarão posse no dia 1º de janeiro, sendo escolhido como o nome do grupo para disputar a eleição de presidente da Câmara Municipal, função que o levará a assumir como prefeito interino, governando até a escolha de um governante em pleito suplementar ou eventual vitória do candidato Jaime Figueiredo em processo a ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em vídeo divulgado através de mídias sociais, Fabrício diz que o vereador Henrique Gouveia será o vice-presidente da Câmara, e a vereadora Andreia Menezes ficará como primeira secretária. O grupo, segundo ele, é apoiado ainda pelos vereadores Liés Abibe, Marcelo Araújo de Souza e Claudio Campos de Moura. Com a ida de Fabrício para a Prefeitura o primeiro suplente do PSD, Rodrigo Vieira Pimentel, assumirá uma cadeira na Câmara.

Impugnação – Jaime Figueiredo foi impugnado por ter concorrido por um partido cujo diretório municipal estava em situação irregular na data em que a convenção foi realizada. Ele recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, onde perdeu todos os recursos. Por ultimo ingressou no TSE, onde o ministro Luiz Felipe Salomão, relator do processo, em decisão monocrática, rejeitou recurso especial impetrado pela defesa de Jaime.

O processo ainda será julgado em plenário, o que só acontecerá depois do recesso do TSE, que retorna às atividades no dia 21 de fevereiro. Depois o julgamento final, se mantido o indeferimento da candidatura de Jaime, será marcada uma nova eleição sem a participação de Figueiredo, pois terá sido ele quem deu causa a anulação do pleito.

Barbeiragem” – Conforme o elizeupires.com já havia revelado, no dia 7 de dezembro, julgando recursos impetrados contra a candidatura majoritária do PROS e todas as proporcionais pelo partido, o TRE-RJ Janeiro decidiu pela impugnação do registro do candidato a prefeito Jaime Figueiredo, porque o partido estava em situação irregular no município quando realizou a convenção para escolha de seus candidatos.

A decisão do TRE fluminense indeferiu também os registros os candidatos a vereador do PROS, quatro deles declarados eleitos: Cleber do Mato Alto, Rostan da Academia, Bebeto e Dinha de Vivaldo.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.