Eleição suplementar em Silva Jardim: Ex-prefeito anuncia pré-candidatura

Vítima de barbeiragem dos dirigentes do PROS, Jaime ganhou, mas não levou

● Elizeu Pires

Jaime teve 56,22% dos votos para prefeito, mas situação irregular do partido pelo qual concorreu o deixou de fora

O ex-prefeito Jaime Figueiredo – candidato mais votado nas eleições de 2020 (56,22% da votação nominal para prefeito) – afirmou ao elizeupires.com que é pré-candidato no pleito suplementar marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para o dia 12 de setembro. Jaime esteve interinamente como governante até o dia 31 de dezembro, na verdade, a sua segunda interinidade. Como presidente da Câmara ele havia assumido a Prefeitura de Silva Jardim em novembro de 2019 com a cassação da prefeita Maria Dalva e foi o mais votado no pleito suplementar realizado em março do ano passado, no qual não houve vencedor. Também por confusão partidária ele ganhou nas urnas, mas seus votos foram anulados, assim como ocorreu no pleito de 2020.

Pelo que está na legislação, em casos de anulação de uma eleição por qualquer irregularidade no registro do candidato mais votado, o postulante que deu causa à anulação não poderá concorrer o novo pleito, mas após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que manteve a exclusão do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) da disputa das eleições de 2020 em Silva Jardim, invalidando os votos de Jaime –, advogados especializados estão defendendo a tese de que, no caso específico de Silva Jardim, quem deu causa à ação de anulação foi o partido e não o candidato. E que portanto Jaime Figueiredo realmente poderá ser candidato.

A data da nova eleição foi anunciada na última quinta-feira (1) pelo TRE-RJ. O pleito vai acontecer no dia 12 de setembro, e o prazo para realização das convenção vai de 28 de julho a 1º de agosto, com os partidos tendo a te 6 de agosto para requererem os registros dos candidatos.

Matérias relacionadas:

Silva Jardim: Advogados defendem tese de que o candidato mais votado em 2020 poderia concorrer no pleito suplementar, pois quem teria dado causa à anulação foi o partido

Eleitores de Itatiaia, Santa Maria Madalena e Silva Jardim retornarão às urnas no dia 12 de setembro para escolher novos prefeitos e vices

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.