Políticos de Petrópolis apostam que eleição suplementar será em novembro, mas ainda tem recurso a ser julgado no TSE

● Elizeu Pires 

O vereador Hingo Hammes está como prefeito interino desde janeiro – Foto: Divulgação

O recurso impetrado pelo candidato mais votado na cidade em 2020 ainda vai ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas já tem político em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, apostando que uma eleição suplementar deverá ser marcada para novembro e que esta não deverá contar com a participação direta do ex-prefeito Bernardo Rossi, que ficou em segundo lugar em sua tentativa de reeleição. O que se comenta nos ambientes políticos da Cidade Imperial é que Rossi vai abrir mão da candidatura, devendo apoiar o prefeito interino Hingo Hammes (DEM).

“Sabe-se que há um acordo entre os dois (Bernardo e Hingo) no sentido de que os projetos não concluídos pelo ex-prefeito fossem tocados pelo interino. Também é sabido o alto índice de rejeição a Bernardo. O retrato hoje é de que há um forte grupo de apoio fechado em torno do nome de Hingo, que só não será candidato a prefeito se não quiser”, analisa uma fonte ligada ao poder em Petrópolis.

Bomtempo acredita em vitória – Suplente de deputado estadual em exercício de mandato, Rubens Bomtempo (PSB) foi o candidato a prefeito mais votado em Petrópolis nos dois turnos, mas sua votação foi anulada por conta de uma situação de inelegibilidade imposta por condenação em processo de improbidade administrativa.

A candidatura de Bomtempo foi impugnada em primeira e segunda instância. Ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral de o julgamento estava esperado para a semana que antecedeu o recesso do Poder Judiciário, mas foi retirado de pauta no dia 25 de junho, após pedido de destaque feito pelo ministro Alexandre de Moraes.A aposta agora é de que a decisão saia na primeira semana de agosto, com a defesa de Bomtempo acreditando piamente no deferimento do recurso e os adversários apostando ao contrário.

Pelo que está no site do Tribunal Superior Eleitoral, o recurso especial que gerou o processo 0600594-40.2020.6.19.0029 e está sob a relatoria do ministro Sergio Banhos, deverá ser julgado na sessão a ser realizada por videoconferência a partir das 19h do dia 3 de agosto.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.