Ex-primeira dama de Guapimirim pode assumir vaga na Assembleia Legislativa com cassação do deputado Vandro Família

● Elizeu Pires

Vandro teve sentença confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral

Primeiro suplente de deputado estadual pela coligação Solidariedade-PTB, Jairo Souza Santos, o Coronel Janeiro – que está na Alerj na cadeira do parlamentar licenciado Rodrigo Bacelar -, ficará como titular de mandato com a cassação do parlamentar Vandro Lopes Gonçalves, o Vandro Família, confirmada ontem (23) pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por seis votos a um.

A saída de Vandro abre vaga para o segundo suplente, o atual vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, que, de acordo com o que foi ventilado nesta quarta-feira (24), deverá permanecer como vice, uma vez que a vaga na Assembleia Legislativa é temporária. Com isso, ficando Bacelar na Secretaria Estadual de Governo, sobe a terceira suplente Paula Machado Reis, ex-primeira dama de Guapimirim, onde é mais conhecida como Paula Tringuelê.

Na sessão de ontem o pleno do TSE confirmou sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que em maio de 2020 havia cassado o mandato de Vandro Família, em ação de investigação judicial eleitoral na qual a Procuradoria Regional Eleitoral representou contra a distribuição de cestas básicas a servidores do município de Magé em ano eleitoral, quando ele era vice-prefeito.

Vandro apareceu em imagens ao lado do então prefeito da cidade, Rafael Santos de Souza – também réu na ação – fazendo a distribuição de gêneros alimentícios a funcionários da Secretaria Municipal de Obras em período vedado pela legislação. O ex-prefeito, entretanto, não teve a inelegibilidade confirmada pelo TSE.

*

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.